Alunos e professores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) conheceram a Quinta da Estância, em Viamão, no dia 28 de fevereiro.
Pertencentes aos três centros de atendimento: Lenira Maria Müller Klein, Pedro Albino Müller e Nora Oderich de Atendimento à Menina, as 228 crianças e jovens tiveram um dia especial. A atividade fez parte do Programa Itaú Social, que investiu no Projeto Guardiões da Paz.
Faz tempo que a instituição pesquisa valores e busca levar as crianças ao local, mas foi graças ao Projeto do Itaú e ao desconto oferecido pela Quinta da Estância que puderam conhecer a fazenda. O projeto social da Quinta é oferecido a escolas públicas, associações e instituições filantrópicas. Com o subsídio, o local trabalha com valores abaixo do custo, atendendo cerca de oito mil alunos por ano.Funciona de março a agosto.
Para a proprietária da Quinta, Sônia Sittoni Goelzer, é gratificante ver o brilho nos olhos das crianças que são apartadas pelo contato com a natureza e podem enxergar a beleza que está todo o dia à disposição de todos.“Fico feliz em receber esses grupos. É um lugar para a educação e inclusão e acho ótimo propiciar e trazer grupos carentes.”
A coordenadora administrativa da Slan, Sandra Pretto, destaca que essa parceria do projeto com o Itaú e com a Quinta da Estância se tornou um passeio de acolhida para integrar todos os centros de atendimento e incentivá-los a serem cada vez mais Guardiões da Paz.
“Esse tipo de passeio e projeto busca a integração. Queríamos proporcionar algo diferente para que pudessem conhecer lugares lindos que a grande maioria não teria acesso em função dos valores”, diz Sandra.
Segundo ela, fez parte do projeto todas as situações e aprendizados que tiveram ao longo do dia. “Eles viram a importância do cuidado com os animais e com a natureza, além deles mesmos com os colegas. O Guardiões tem o objetivo de que um ampare o outro”, conta a coordenadora.
Ela relembra o passeio aos viveiros que mostraram o quanto o local acolhe animais que foram maltratados, presos ou apreendidos com amor. “Vimos eles em grandes espaços e tivemos contato direto com os animais. Nosso projeto busca muito oferecer amor ao próximo.”
O Guardiões da Paz busca promover ações que favoreçam a formação de crianças e adolescentes conscientes, líderes e protagonistas de uma cultura de paz, contribuindo para o desenvolvimento de um trabalho proativo e preventivo.
As crianças e jovens, passearam de cavalo e de trator, visitaram animais domésticos de fazenda em um único local, conheceram alguns répteis, além um viveiro de árvores silvestres e de imersão. Também brincaram em uma bateria de esportes radicais com dois andares e tomaram banho de lama, no lago, além da piscina.
Certificado
No fim do encontro, a Slan recebeu o Certificado de Neutralização de Carbono, que faz parte do Projeto Carbon Free da Quinta da Estância.
O projeto socioambiental é inovador e, por meio dele, todos os gases causadores do efeito estufa, gerados por cada evento, são neutralizados por meio do plantio de árvores nativas no local.