O 38º Colóquio Literário abre a programação da temporada 2018 da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). O primeiro evento do ano ocorre hoje, no Salão Troller do Parque Histórico, com início às 19h30min.
Todos os escritores acadêmicos e familiares estão convidados. O encontro também é aberto para interessados, como professores, músicos, estudantes e demais interessados. Após o colóquio será servido jantar, por adesão, ao valor de R$ 28.
Segundo o presidente da Alivat, Deolí Gräff, serão transmitidos avisos da presidência e informações internas, antes do debate. Nesta edição, a professora Beatris Francisca Chemin é a convidada especial.
Gräff comenta que ela deve falar sobre a carreira literária, que inclui a autoria dos manuais acadêmicos da Univates. “Ela tem um trabalho de contribuição para a literatura extraordinário”. Após a explanação de Beatris, inicia o debate.
No ano passado, a professora foi homenageada pelo projeto Jovens Poetas. Além de ter lecionado em diversas escolas de Lajeado ensinando Língua Portuguesa, Literatura e Inglês, é formada em Direito, área para a qual também direciona a produção literária.
A participação no colóquio é gratuita. “Sintam-se todos convidados. A Alivat é uma entidade aberta para a comunidade, em especial para as pessoas que apreciam ler, escrever e gostam de literatura”, convida Gräff.
Meta é chegar a 40 acadêmicos
A Academia Literária do Vale do Taquari tem 35 acadêmicos. A meta para 2018 é completar 40, número limite de cadeiras.
No fim do ano passado, esses números foram apresentados e, segundo o presidente, já há mais de dez nomes indicados informalmente. Gräff também comenta que foi feito um levantamento com o nome de escritores de livros no Vale do Taquari, que apresenta mais de 200 autores e potenciais candidatos candidatos a uma cadeira na academia.
Para integrar o grupo, é preciso ser indicado por um acadêmico. O primeiro pré-requisito é ter um livro publicado. Além disso, são analisados critérios como produção literária e engajamento comunitário.
A partir daí, é feito um estudo interno sobre os indicados. Após, é realizada uma assembleia específica para discussão e votação dos nomes. Uma vez aprovado, o escritor é convidado para ingressar na Alivat.
A assembleia de votação está prevista para junho. Já o evento de posse dos novos acadêmicos é realizado em 25 de julho, no Dia do Escritor.
A programação da Alivat ainda prevê colóquio literário toda a primeira quinta-feira do mês. Participação em feiras do livro e eventos culturais e artísticos, o 2º Chimarrão Literário, sem data definida, e o 2º Happy Hour literário, previsto para o inverno, também estão programados. Além disso, no dia 4 de outubro, a Alivat comemora o aniversário de 13 anos.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br