O temporal da madrugada de ontem trouxe estragos à região. Quedas de árvores e de postes e destalhamentos foram os problemas, além da interrupção do fornecimento de energia elétrica, registrada em 16 mil pontos da Certel. O serviço foi reestabelecido na maioria dos locais ainda ontem. Por parte da RGE Sul, não foi informado o número de residências sem energia.
De acordo com a estação meteorológica da Univates, em Lajeado, foram registrados 36,4mm de chuva e a velocidade máxima do vento se aproximou dos 50 km/h. Mas, em outros pontos do Vale, o Núcleo de Informações Hidrometereológicas acredita que podem ter sido registradas rajadas com velocidade superior.
Boqueirão do Leão, Progresso e Sério estão entre os municípios mais atingidos. Na propriedade do agricultor Lauro José Testton, em Cabeceira de Tocas, Progresso, os prejuízos chegam a R$ 10 mil. Além das mais de 200 telhas. “Foi um barulho muito forte, não sabíamos o que fazer. Telhas da casa foram arrancadas e começou a chover dentro molhando móveis e roupa”, conta.
Queda de árvores sobre a rede elétrica e casas também foram registradas em Boqueirão do Leão. Na propriedade de Romeu Luzzani, em Vila Nova, galhos caíram no telhado e parte da parede ficou danificada.
Raio causou incêndio
Durante o temporal, uma residência em São Miguel, Cruzeiro do Sul, foi atingida por um raio. A descarga elétrica foi no depósito de botijões de gás e deu início a um incêndio. Em relato à Rádio Independente, o caseiro disse que tentou apagar o fogo, mas não conseguiu. Então ligou para a proprietária, Anelise Dessoy. No local atingido pela descarga elétrica, havia oito botijões de gás, sete estavam vazios. “Esta foi a nossa sorte”, comenta Anelise.
Segundo Anelise, as chamas ainda comprometeram a fiação elétrica, queimaram canos de água, além de estragar equipamentos elétricos. “É um local bem feito, seguro. Mas com o raio não teve o que fazer.”
Rotina alterada
Em Lajeado, o vento derrubou um poste na rua João Abott, no Parque Professor Theobaldo Dick. Por conta disso, o trânsito
ficou interrompido. Carros, motos e ônibus precisaram desviar pela rua Santos Filho, onde também haviam fios de energia caídos. Profissionais da RGE Sul trabalharam horas no local para restabelecer a energia.
Conforme o coordenador de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Adi Cerutti, quatro eucaliptos e quatro árvores nativas também caíram no parque.
A Defesa Civil ainda registrou o destalhamento de três casas, duas no bairro Santo André e uma no Olarias. Lonas foram fornecidas aos proprietários.Em Arroio do Meio, a queda de três postes impossibilitou a passagem pela VRS-811, em Rui Barbosa.
Motoristas que transitavam no sentido Travesseiro-Arroio do Meio precisaram desviar pela Estrada Geral de Forqueta Baixa. Ainda houve queda de árvores em ruas do interior, uma em Linha 32 e outras duas em Palmas.
Em Roca Sales, o temporal causou estragos em nove residências e um galpão no bairro Sete de Setembro. O vento arrancou parte do telhado das casas e metade do galpão desabou.
A Defesa Civil cedeu lonas aos moradores. A prefeitura também organiza o repasse de telhas para as famílias. Também houve queda de uma árvore na Linha Marechal Deodoro. Pelas 11h, uma equipe da prefeitura desobstruiu a via.
Em Encantado, houve queda de dois postes no bairro Porto Quinze. A maior parte do bairro ficou sem energia elétrica. O mesmo aconteceu na Linha Pinheirinho, com a queda de postes na Estrada Velha. Os moradores também ficaram sem luz.
Conforme a Defesa Civil, foram registrados danos em uma casa na Linha Auxiliadora e outra na Nova Morada.
Na RS-129, na ligação entre Encantado e Muçum, árvores caíram na estrada e também atrapalharam o trânsito.
Conforme o coordenador da Defesa Civil regional, tenente-coronel André Ricardo Pereira Silvério, em Canudos do Vale, todos os moradores ficaram sem sinal de telefone, e parte sem energia elétrica. Galpões e parte da igreja de Cangerana foram destelhados. Árvores de grande porte caíram nas estradas do interior.
Carolina Chaves da Silva: carolina@jornalahora.inf.br
Colaboração: Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br
Colaboração: Felipe Neitzke: regional@jornalahora.inf.br