A União das Associações de Moradores de Bairros de Lajeado (Uambla) tem uma nova direção. No início da noite de ontem, os representantes de diversas localidades do município participaram do pleito que elegeu Martires Valandro como nova presidente da entidade. Ela também assume o comando do Centro de Apoio às Associações.
O pleito ocorreu após a reunião mensal da entidade, realizada na sede social e esportiva do Loteamento dos Médicos, localizada no bairro São Cristóvão. Além de diversos presidentes de associações de bairros, estavam presentes representantes de órgãos de segurança pública, entre eles, o delegado da Polícia Civil, Juliano Stobbe.
Martires assume com a missão de reaproximar Uambla e poder público. O agora ex-presidente, Marcos Salvatori, reclama da relação com o novo prefeito e afirma não ter sido consultado durante todo o ano, e diz que nenhum pedido para reunião por parte da entidade foi atendido pelo governo municipal.
Já a nova presidente, além de ser filiada ao Partido Progressista (PP), mantém relação mais próxima com diversos membros do atual governo. Dois deles, inclusive, fazem parte da chapa apresentada no último dia de inscrição: Isidoro Fornari, do setor de Projetos Especiais, e Ítalo Reali, assessor do gabinete.
“Eu acho que essa aproximação pode trazer muitos benefícios. Estando um pouco mais ligados, Uambla e governo municipal, a gente tem como aproximar todas as associações com o poder público e resolver melhor nossos problemas”, reforça Martires.
A nova presidente pretende deixar como legado, em 2019, o fortalecimento de cada entidade representativa. “Quero olhar para trás e ver que eu fiz tudo que eu pude para ajudar as associações de moradores. As pessoas, hoje, não imaginam o poder que uma associação tem. Quero tentar ajudar ao máximo para, no fim, afirmar que fiz e fiz bem-feito.”
“Minha condição era encerrar o rotativo”
Marcos Salvatori, presidente entre 2013 e 2017
Por que você decidiu assumir a Uambla em 2013? Salvatori – Todos os presidentes fazem parte da Uambla. Na época, eu presidia a associação do Loteamento dos Médicos, então já fazia parte da entidade. Me candidatei a pedido dos presidentes, que vieram atrás de mim. Na época, a Uambla estava em uma situação caótica e me pediram para assumir. Eu disse, eu só cogito me candidatar se nós encerrarmos com o rotativo. Minha condição era encerrar o rotativo, pois era uma gritaria. A maioria não queria. Na mesma época, tive apoio do governo municipal e isso me convenceu. Pois, sem ajuda do Executivo, não tem como tocar.
Por que a relação não foi boa com o Executivo? Salvatori – Não sei. Quem pode responder isso não sou eu. Eu, de todas as formas, busquei contato. Mas nunca fui consultado para nada, assim como nossos presidentes. E a relação com a gestão passada era ótima. O que dava para fazer, faziam. Nem tudo dava. Mas também não dá para depender só de um lado. Mas os dois juntos precisam estar juntos.
Você seguirá atuando junto à Uambla? Salvatori – O mais legal de tudo isso foi ajudar tanta gente. A nossa relação com os presidentes é muito boa. Havia um clamor para que eu continuasse. Mas eu como bom cristão nunca vou negar ajuda. Pois, quando eu estou ajudando, não preciso de ajuda.
Nova diretoria da Uambla
• Presidente: Martires Valandro
• Vice-presidente: Cirineu Luis Guerra
• 1º secretária: Monalisa Oliveira da Silva
• 2º secretária: Ana Maria Lazzaron Pereira
• 1º tesoureira: Eleni Terezinha Mazocco
• 2º tesoureiro: Italo Reali
• Conselho Fiscal: Isidoro Fornari, Marcos Antonio dos Santos e Adi Cerutti
• Conselho Fiscal suplentes: Nilce Koefender, Neuza Teresinha Nunes e Elton Faleiro
• Conselho Rádio: Regis Kussler, Altamir Rosa, Fábio Jaeger, Ana Baldissera Lorensini e Roberto Krohn