Medida permite parcelamento de multas no cartão

País

Medida permite parcelamento de multas no cartão

Resolução foi publicada ontem. Para valer no RS depende do aval do Detran

Medida permite parcelamento de multas no cartão
Brasil

A possibilidade de motoristas parcelarem no cartão de crédito as multas e demais débitos dos veículos foi definida ontem pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida já está em vigor, mas depende de habilitação nas operadoras de crédito por parte dos Detrans e dos órgãos municipais de trânsito.

Conforme o Contran, a mudança visa aperfeiçoar o processo de cobrança e quitação dos débitos, e o parcelamento poderá englobar uma ou mais multas. Pela resolução, o órgão de trânsito receberá das operadoras o valor integral no momento do parcelamento, podendo assim proceder a regularização do veículo.

07_AHORA2

O Contran estabelece que, caso a divisão do valor em parcelas resulte em cobrança de juros, o acréscimo deverá ser pago pelo titular do cartão. O motorista optante pelo parcelamento deverá ser informado sobre os custos totais da operação.

A norma impede a divisão de débitos por multas inscritas em dívida ativa e cobrança administrativa. Não será permitido parcelar dívidas de veículos licenciados em outros estados.

O servidor público, Darlan Gass, 33, acredita que a medida pode beneficiar os motoristas que não têm condições de pagar à vista os débitos, sem deixar de punir as infrações. “De qualquer forma, a multa vai seguir valendo e os valores serão pagos”, aponta.

Por outro lado, acredita que o parcelamento pode acabar beneficiando motoristas que teriam como arcar com os custos à vista, mas optam pela divisão por conveniência.

07_AHORA

Incentivo à impunidade

Motorista faz quatro anos, a secretária Gisela Cima, 22, discorda da medida. Para ela, o parcelamento incentiva a impunidade de motoristas imprudentes. “Até hoje nunca levei uma multa, e acho que o pagamento à vista obriga as pessoas a serem mais cautelosas.”

Assistente de departamento pessoal, Bianca Bündrisch, 27, acredita que a iniciativa incentiva os motoristas a cometer mais infrações. “É algo que deixará de pesar no bolso, e sabemos que as pessoas só se importam quando a punição tem custo alto.”

Detran-RS analisa proposta

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) emitiu nota sobre a resolução publicada no Diário Oficial da União. Conforme o órgão, a norma será analisada por autorizar, mas não obriga a adoção do sistema de parcelamento.

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais