Hospital muda regras para acesso de visitante

Lajeado

Hospital muda regras para acesso de visitante

Sistema informatizado garantirá maior controle das entradas e saídas da casa de saúde

Hospital muda regras para acesso de visitante
Lajeado

Para gerar mais segurança interna, o Hospital Bruno Born (HBB) implanta um novo sistema para acesso de visitantes. A partir do dia 25, qualquer pessoa que entrar na casa de saúde precisará se identificar por meio de documento, de preferência com foto.

As informações ficarão registradas num sistema informatizado e poderão ser acessadas de qualquer uma das entradas do HBB – Central de Visitas, Pronto Atendimento, Pronto Socorro, mezanino, portaria principal e recepção. Cerca de 30 funcionários foram preparados para fazer o controle e abastecer o programa adquirido pelo hospital.

Segundo a gerente de Recursos Humanos, Giseli Farinhas, a ideia de implantar o sistema já estava sendo desenvolvida faz cerca de dois anos, quando a Central de Visitas foi inaugurada. Mas, até então, o controle continuava sendo feito de modo manual. Os registros de entrada e saída, dos 1,3 mil visitantes diários, eram anotados em uma planilha. Eles não precisavam se identificar.

11_AHORA

Cada pessoa apenas informava onde queria ir, e recebia um adesivo com o nome do setor. A partir de agora, cada pessoa ganhará um crachá, onde será especificado se é visitante, acompanhante ou irá a alguma das instituições instaladas no HBB.

“Por vezes, na maternidade, havia mais de dez pessoas. Além dos avós, pais e irmãos, entravam tios, amigos. Com o novo sistema, saberemos de modo mais correto quantas pessoas já estão lá, e quem são”, afirma Fabricio Scheunemann, analista de sistemas.

No crachá, ainda será possível verificar, por meio de cor, o setor para o qual o visitante foi encaminhado e evitar a circulação indevida entre os setores.“Qualquer funcionário poderá ver com mais facilidade se a pessoa está no local onde deveria estar, ou não. E assim conduzi-lo para o lugar correto”, ressalta Scheunemann.

O cadastramento dura em média dois minutos e deve ser feito apenas na primeira vez. Nas demais visitas, será necessário apenas se apresentar. O controle ainda é feito por 56 câmeras de monitoramento e vigias do hospital. “Nossa intenção é ampliar o bem-estar e garantir a segurança dos pacientes, sobretudo para a saúde deles”, ressalta Giseli.

Visita de crianças é oficializada

A partir do dia 25, também haverá um horário específico para visitas de crianças. Entre às 17h30min e 18h30min, elas terão acesso liberado para a enfermaria e quartos semiprivativos e privativos. Até então, cada caso era analisado pela enfermagem. O que continuará valendo para a UTI Adulto.


Horários de visitas

Enfermaria pelo SUS – Um visitante e um acompanhante por vez, das 13h às 19h
Quartos semiprivativos, por convênios – Dois visitantes, um acompanhante por vez, das 13h às 19h
Quartos privativos – Acesso liberado para visitantes das 7h às 20h
UTI Adulto – Das 12h às 12h30min e das 20h às 20h30min
UTI Pediátrica – Das 17h às 17h30min (pais têm entrada liberada 24 horas)

Carolina Chaves da Silva: carolina@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais