Governo prevê instalar doze câmeras de vídeo

Santa Clara do Sul

Governo prevê instalar doze câmeras de vídeo

Município firmou parceria com Estado. Projeto ainda está em fase de estruturação

Governo prevê instalar doze câmeras de vídeo
Vale do Taquari

O governo planeja a instalação de um sistema de monitoramento para coibir a criminalidade no município. Doze câmeras devem ser colocadas nas entradas da cidade e na área central para ampliar a segurança.

Na sessão da câmara de vereadores da semana passada, os parlamentares autorizaram convênio entre o município e o Estado para viabilização do sistema. O objetivo é que militares da reserva atuem no controle das imagens.

Uma licitação para compra dos equipamentos será aberta pelo governo. Conforme o assessor de comunicação da prefeitura, Rafael Simonis, ainda não há data para realização do certame, mas logo serão iniciadas as análises de custos.

Além do investimento na compra dos aparelhos, o município precisará pagar pela instalação e manutenção das câmeras. A vereadora Helena Herrmann (PMDB) parabenizou o governo pela iniciativa. Segundo ela, apesar de a segurança pública ser um dever do Estado, o Executivo tem buscado formas para diminuir a criminalidade.

04_AHORA

O capitão Luciano Johann, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), acredita que a iniciativa só trará benefícios. Como exemplo, ele aponta o caso de Lajeado. Depois da instalação de 18 câmeras na área central, crimes foram inibidos e combatidos de modo mais ágil.

“A Brigada não tem como estar em todos os locais, todo o tempo. Nos municípios menores, ainda mais. Então isso facilita a fiscalização, permite que o operador veja um crime na hora, e acione quem está na rua.”

Identificar suspeitos também ficou mais fácil. “Focando a câmera, podemos ver detalhes da pessoa, avaliar melhor a situação, ver características de veículos, rotas de fuga.” Depois as imagens ainda podem ser usadas para investigação da Policia Civil ou servir de prova para o Judiciário.

04_AHORA2

Iniciativa aprovada

Comerciante na cidade faz 30 anos, Leonice Heisler considera a ideia válida.“Se acontecer assalto ou arrombamento, as câmeras vão filmar. Nós temos segurança, mas nunca é 100%”, afirma.

Marcos Wolschick, proprietário de duas lojas no centro, já tem o sistema de monitoramento nos estabelecimentos. Mas a filmagem na rua é um auxílio imprescindível. “Temos vigilância noturna, mas, mesmo assim, é bom, não queremos deixar acontecer. Eu já havia pedido aos políticos. Até já deveria ter”, considera.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc) e comerciante, Charles Thomas, a medida ainda contribuirá na identificação de suspeitos e dará maior segurança aos bairros. “Hoje temos maior preocupação aqui no centro, mas é bom que nos demais lugares também tenha cobertura. Isso é bem importante.”

Carolina Chaves da Silva: carolina@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais