Alunos formulam propostas em dia de vereador mirim

Estrela

Alunos formulam propostas em dia de vereador mirim

Projeto aproxima comunidade escolar das atividades do Legisaltivo

Alunos formulam propostas em dia de vereador mirim
Estrela

Demandas das comunidades e preocupações com o futuro do município foram apresentadas pelos 13 estudantes participantes do programa Vereador Mirim. No fim da tarde de terça-feira, 17, pais, familiares, colegas, professores e representantes do poder público e de instituições lotaram a câmara para prestigiar a sessão.

Antes da cerimônia de posse, os jovens vereadores repassam o texto elaborado com as propostas. O grupo tinha predominância feminina, composto por 11 meninas e apenas dois meninos. A formação mostrava um cenário contrário da atual composição da câmara, que hoje conta com apenas duas mulheres, Débora Martins (PMDB) e a suplente, Denise Goulart (PT).

Débora, a organizadora do programa, enalteceu a presença feminina e disse esperar que o engajamento e o desejo de participar continue. “Espero que essa vontade permaneça no futuro.”

Preparação

Os alunos representam escolas públicas e privadas e foram convidados pela Secretaria de Educação. Nas instituições, a preparação iniciou em setembro. Durante o período, a comunidade discutiu prioridades e elaborou indicações.

Vereadores foram até as escolas e explicaram as ações desempenhadas na esfera Legislativa. No fim de setembro, os vereadores mirins conheceram a câmara e tiveram orientações sobre a elaboração de projetos. Na tribuna, cada um apresentou as propostas, que serão encaminhadas ao Executivo no formato de indicação.

Antes de iniciar a sessão, o vice-prefeito, Valmor Griebeler, abordou as atribuições, desafios e limitações do trabalho exercido por um parlamentar. “A população recorre ao vereador para solicitar demandas, fazer reclamações e cobrar uma solução. As propostas não podem resultar em impacto financeiro aos cofres públicos. Mas a sociedade não tem dimensão dessas limitações que fazem parte do trabalho do parlamentar.”


Confira as propostas

Cobertura de quadra: Ana Paula Siebeneichler, da escola José Bonifácio, pediu a cobertura da quadra esportiva da escola. De acordo com ela, nos dias de chuva, calor e frio intenso, as práticas esportivas são comprometidas.

Asfaltamento: Sofia Eduarda Schulte, da escola José Bonifácio, solicitou a continuidade do asfaltamento da ligação entre a Linha Geraldo e Costão.

Cisternas: as alunas da escola Arnaldo José Diel, Camila da Silva Viana e Natália Becker Delwing, sugeriram a implantação de cisternas em todas as escolas municipais. Segundo elas, a água poderia ser reutilizada nos sanitários, limpeza de calçadas e na irrigação de plantas.

Trânsito: melhorias no trânsito foram indicadas pela estudante Giovana Shröer Albrecht, do Colégio Martin Luther. Uma das sugestões foi a implantação de rótula na rua João Lino Braun, na interseção com a Rota do Sol. O tema também foi abordado pela aluna da escola Nicolau Müssnich. Ela propôs instalação de mais placas de sinalização, demarcação e pintura de faixa de segurança no entorno da escola, localizada no Boa União.

Integração comunitária: David Ivan Nuñes de Melo, da escola Moinhos, propôs a criação de uma parceria entre escolas e comunidade do bairro para promover mutirão de limpeza. Também a criação de oficinas de empreendedorismo e de um projeto de música e arte no bairro.

Acessibilidade: Muriel Rafaela do Amaral Trapp, da escola Odilo Afonso Thomé, sugeriu a implantação de rampas de acessibilidade e plataformas elevatórias na escola.

Melhorias na rede elétrica: a ligação da rede elétrica trifásica, entre a subestação e o prédio da escola Odilo Afonso Thomé é uma das demandas apresentadas pelo aluno Natanael Ribeiro. A medida possibilitaria o funcionamento de climatizadores. Os aparelhos já estão instalados.

Área de lazer
Ana Carolina Arnhold, da escola Pinheiros, propôs a reforma da área de lazer do bairro, o conserto da praça e a reposição de areia na quadra de vôlei. Ela também sugeriu a instalação de aparelhos de ginástica na área.

Espaço de pesquisa:Gabriéli Martini, da escola Pedro Jorge Schmidt, sugeriu a construção de um espaço para abrigar a biblioteca e sala para pesquisas e de uso de    internet.

Estímulo ao esporte: a criação de escolas de futebol e vôlei, ofertadas no turno inverso, foram as propostas apresentadas por Marcela Cavalheiro, da escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer.

Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais