Demandas das comunidades e preocupações com o futuro do município foram apresentadas pelos 13 estudantes participantes do programa Vereador Mirim. No fim da tarde de terça-feira, 17, pais, familiares, colegas, professores e representantes do poder público e de instituições lotaram a câmara para prestigiar a sessão.
Antes da cerimônia de posse, os jovens vereadores repassam o texto elaborado com as propostas. O grupo tinha predominância feminina, composto por 11 meninas e apenas dois meninos. A formação mostrava um cenário contrário da atual composição da câmara, que hoje conta com apenas duas mulheres, Débora Martins (PMDB) e a suplente, Denise Goulart (PT).
Débora, a organizadora do programa, enalteceu a presença feminina e disse esperar que o engajamento e o desejo de participar continue. “Espero que essa vontade permaneça no futuro.”
Preparação
Os alunos representam escolas públicas e privadas e foram convidados pela Secretaria de Educação. Nas instituições, a preparação iniciou em setembro. Durante o período, a comunidade discutiu prioridades e elaborou indicações.
Vereadores foram até as escolas e explicaram as ações desempenhadas na esfera Legislativa. No fim de setembro, os vereadores mirins conheceram a câmara e tiveram orientações sobre a elaboração de projetos. Na tribuna, cada um apresentou as propostas, que serão encaminhadas ao Executivo no formato de indicação.
Antes de iniciar a sessão, o vice-prefeito, Valmor Griebeler, abordou as atribuições, desafios e limitações do trabalho exercido por um parlamentar. “A população recorre ao vereador para solicitar demandas, fazer reclamações e cobrar uma solução. As propostas não podem resultar em impacto financeiro aos cofres públicos. Mas a sociedade não tem dimensão dessas limitações que fazem parte do trabalho do parlamentar.”
Confira as propostas
Cobertura de quadra: Ana Paula Siebeneichler, da escola José Bonifácio, pediu a cobertura da quadra esportiva da escola. De acordo com ela, nos dias de chuva, calor e frio intenso, as práticas esportivas são comprometidas.
Asfaltamento: Sofia Eduarda Schulte, da escola José Bonifácio, solicitou a continuidade do asfaltamento da ligação entre a Linha Geraldo e Costão.
Cisternas: as alunas da escola Arnaldo José Diel, Camila da Silva Viana e Natália Becker Delwing, sugeriram a implantação de cisternas em todas as escolas municipais. Segundo elas, a água poderia ser reutilizada nos sanitários, limpeza de calçadas e na irrigação de plantas.
Trânsito: melhorias no trânsito foram indicadas pela estudante Giovana Shröer Albrecht, do Colégio Martin Luther. Uma das sugestões foi a implantação de rótula na rua João Lino Braun, na interseção com a Rota do Sol. O tema também foi abordado pela aluna da escola Nicolau Müssnich. Ela propôs instalação de mais placas de sinalização, demarcação e pintura de faixa de segurança no entorno da escola, localizada no Boa União.
Integração comunitária: David Ivan Nuñes de Melo, da escola Moinhos, propôs a criação de uma parceria entre escolas e comunidade do bairro para promover mutirão de limpeza. Também a criação de oficinas de empreendedorismo e de um projeto de música e arte no bairro.
Acessibilidade: Muriel Rafaela do Amaral Trapp, da escola Odilo Afonso Thomé, sugeriu a implantação de rampas de acessibilidade e plataformas elevatórias na escola.
Melhorias na rede elétrica: a ligação da rede elétrica trifásica, entre a subestação e o prédio da escola Odilo Afonso Thomé é uma das demandas apresentadas pelo aluno Natanael Ribeiro. A medida possibilitaria o funcionamento de climatizadores. Os aparelhos já estão instalados.
Área de lazer
Ana Carolina Arnhold, da escola Pinheiros, propôs a reforma da área de lazer do bairro, o conserto da praça e a reposição de areia na quadra de vôlei. Ela também sugeriu a instalação de aparelhos de ginástica na área.
Espaço de pesquisa:Gabriéli Martini, da escola Pedro Jorge Schmidt, sugeriu a construção de um espaço para abrigar a biblioteca e sala para pesquisas e de uso de internet.
Estímulo ao esporte: a criação de escolas de futebol e vôlei, ofertadas no turno inverso, foram as propostas apresentadas por Marcela Cavalheiro, da escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer.
Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br