Já não é mais um diferencial

Opinião

Já não é mais um diferencial

Por

A maioria de nós, geração X, Y, Z, cresceu ouvindo dos pais que ter conhecimento da língua inglesa era um diferencial para a vida profissional. Hoje já não é mais um distintivo, se tornando um requisito básico para o mercado de trabalho.
De acordo com o Instituto Americano, estima-se que dois bilhões de pessoas falam inglês. É universal e por esse motivo empresas como a Airbus, Samsung, SAP, entre outras, tornaram o idioma como língua oficial devido à relação global das organizações.
Claro que, em algumas profissões, a importância de saber outros idiomas se acentua. Porém, hoje, é preciso pensar nos negócios de forma global, inclusive o inglês se torna facilitador na busca de informações e conhecimento. Com a TI não é diferente, principalmente por ser uma das áreas que mais tem conteúdo e especializações somente na língua inglesa e se o profissional não tiver entendimento do idioma acabará limitando seu crescimento no setor.
Por exemplo: os profissionais de TI costumam buscar por soluções de problemas cotidianos no Stackoverflow, uma grande fonte de pesquisa para o desenvolvimento de softwares, cuja maioria das respostas está em inglês. O número de soluções no idioma, se comparado com as resoluções em português, chega a ser 89 vezes maior.
Outra questão é sobre as ofertas de emprego, que estão abertas no mundo inteiro. No ano passado, a Landing.jobs, plataforma de empregos em TI, realizou uma pesquisa com 507 profissionais da área no Brasil, que revelou que quase a metade dos profissionais avalia a possibilidade de atuar no exterior.
Sendo assim, é válido ressaltar que aprender inglês deve ser uma prioridade desde os primórdios da carreira. E isso pode ser feito por meio de pequenas ações no dia a dia, como buscar ler conteúdos totalmente em inglês, deixando o idioma como língua padrão em dispositivos móveis e em aplicativos e softwares. O profissional de TI irá se deparar com termos estrangeiros durante toda sua carreira e com seu domínio poderá ter mais chances de sucesso no mercado da tecnologia da informação.
Riguel Figueiró, professor da Fundatec

Acompanhe
nossas
redes sociais