Fepam emite licença para obra em ponte

Lajeado

Fepam emite licença para obra em ponte

Técnicos avaliam as condições do terreno para preparar a duplicação na passagem

Por

Fepam emite licença para obra em ponte
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença ambiental referente à duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá. Administração municipal recebeu a autorização ontem.

A licença ambiental era o último documento necessário para início da obra na ERS-413, na divisa dos bairros Moinhos d’Água e São Bento. Hoje, técnicos do Daer e da empresa vencedora da licitação para execução da obra, a Premold, devem ir ao local para avaliar as condições do terreno para preparar o começo dos trabalhos.

O anúncio da obra foi feito em 13 de abril, durante ato realizado nas imediações da antiga ponte e que contou com a presença do secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen.

Cerca de 40 dias depois da solenidade, um poste impedia o início dos trabalhos. Mesmo depois de retirado, a execução dependia que a Fepam liberasse  o projeto de sinalização. De acordo com o Daer, em reportagem publicada no fim de maio, assim que o projeto fosse autorizado pela Fepam, as obras começariam. Conforme a autarquia, os recursos estavam assegurados pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) de 2017.

Na oportunidade, o Daer esclareceu que o encaminhamento desse projeto, antes da obra, é uma novidade no sistema de cadastramento da Fepam. Antes, seria necessário apresentar o plano durante a execução da obra.

[bloco 1]

Nova ponte

A construção está orçada em R$ 870 mil.     O valor será custeado pelo Governo do Estado. A  contrapartida do município será o aterramento das cabeceiras da ponte. Hoje a estrutura permite a passagem de um único veículo por vez, o que provoca filas em ambos os lados. Com a construção da nova ponte, que ficará à esquerda da atual (no sentido Lajeado-Santa Clara do Sul), será possível a passagem simultânea de veículos em sentidos opostos.

A ponte terá 30 metros de comprimento e 5,60 metros de largura. A estrutura terá capacidade para suportar até 45 toneladas. A ponte existente suporta 36 toneladas.

Segundo a administração municipal, a previsão de conclusão da obra é de cerca de 180 dias. Faz 57 dias que a ordem de serviços foi assinada.

Acompanhe
nossas
redes sociais