Músico de Lajeado faz sucesso pelo país

Lajeado

Músico de Lajeado faz sucesso pelo país

Luís Bourscheidt toca na Banda Mais Bonita da Cidade

Por

Músico de Lajeado faz sucesso pelo país
Lajeado

Lajeado pode não ser a cidade natal da Banda Mais Bonita da Cidade, mas o grupo que ficou conhecido pela música Oração conta com o talento de um baterista natural do maior município do Vale do Taquari.

Luís Bourscheidt, 35, nasceu e foi criado no bairro São Cristóvão. Sua relação com a música vem de berço. A mãe, Natalia Maria Ely Bourscheidt, dava aulas de Música para a Educação Infantil no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e hoje participa de três corais. Já o pai, Silvestre, é regente do coral de Santa Clara do Sul.

O investimento na formação musical dos filhos, portanto, ocorreu de forma natural. Natalia lembra que, nas festas de casamento, quando Luís sumia, ela já sabia que o pequeno estaria próximo aos músicos, de olho na bateria. Tanto ele quanto o irmão mais velho, Lucas, dividiram a educação formal com o aprendizado de instrumentos como violão e flauta. “Quando estava grávida do Luís, eu tocava piano para ele. Não é comprovado cientificamente, mas acho que isso tem influência. Meus filhos são excelentes músicos”, comenta.

Luís entrou na orquestra local ainda criança e antes dos 10 anos já sabia tocar bateria. Quem frequentava a boate Lupus Land, em Estrela, deve lembrar da banda Capitão Caverna, da qual ele era integrante. “A orquestra foi importante para aprender a ler partituras, e eu sempre tive banda em Lajeado”, diz ele.

Foi para seguir na carreira que se mudou para Curitiba, em 2002. O ingresso na Universidade Federal do Paraná trouxe também uma grande oportunidade. Em 2009, por meio do tecladista e colega de aula, Vinícius Nisi, ele ingressou como baterista da Banda Mais Bonita da Cidade, quase dois anos antes do lançamento de Oração, sucesso que fez o grupo disparar em 2011 “A gente não estava preparado para aquilo. Tivemos que criar uma estrutura para não deixar essa onda passar, todo mundo concordou em aproveitar a oportunidade”, recorda.

O primeiro disco foi lançado nesse embalo, por meio de um financiamento coletivo. Na sequência, a agende de shows foi ficando mais recheada e o grupo permanece ativo. No segundo semestre, se apresentam na Argentina. O terceiro disco, De Cima do Mundo Eu Vi o Tempo, já está disponível em plataformas digitais e será lançado neste mês em SP, dia 15, e em Curitiba, dia 30. A previsão é que uma turnê de lançamento percorra as capitais, incluindo Porto Alegre.

Em relação à cidade natal, os únicos encontros previstos são os de âmbito familiar, já que o baterista visita os pais a cada três meses. Mas nenhuma possibilidade é descartada. “Gostaria muito de tocar em Lajeado! Quem sabe?”

Acompanhe
nossas
redes sociais