Município promete formalizar abertura de empresas em 24h

Você

Município promete formalizar abertura de empresas em 24h

Projeto Simplifica Lajeado visa dar mais agilidade nos registros

Por

Município promete formalizar abertura de empresas em 24h
Lajeado

O governo apresentou ontem, em evento na sede do Sincovat, projeto que promete reduzir a burocracia para o registro de abertura de empresas na cidade. Chamada de Simplifica Lajeado, a proposta visa reduzir para 24 horas o tempo de espera para a obtenção de alvará provisório para as atividades de baixo risco.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Douglas Sandri, o programa de governo começou pela Secretaria do Planejamento, onde o tempo de análise de projetos caiu de 90 para 15 dias.

Para concretizar a redução no tempo para a abertura das empresas, o município transferirá a Junta Comercial, hoje localizada na Acil, para a Central do Empreendedor, localizada na Sedetag. “Dessa forma, conseguiremos trazer para um único lugar todo o procedimento de abertura da empresa.”

A administração municipal também alterará a forma como os empreendimentos são fiscalizados. Conforme Sandri, anteriormente todas as empresas eram fiscalizadas antes da obtenção do alvará.

A partir de agora, elas receberão a permissão provisória e terão 180 dias para concluir as exigências para obtenção do alvará definitivo. Além disso, o município disponibilizará um servidor para atuar junto ao setor de elaboração de PPCI do Corpo de Bombeiros, visando agilizar o processo de obtenção da licença.

De acordo com o secretário, a implantação das mudanças deve ocorrer ainda neste mês. A expectativa é de que o sistema esteja funcionando plenamente a partir de julho. Segundo ele, cerca de 80% dos pedidos de registro que chegam à prefeitura poderão ser incluídos na modalidade.

Demanda antiga

Presidente do Sincovat, Rui Mallmann afirma que a medida adotada pela prefeitura atende a solicitação histórica da categoria dos contadores. “Sempre tivemos a esperança de que um dia os alvarás seriam liberados de forma mais ágil.”

Conforme Mallmann, a ideia começou a tomar forma em visita ao município de Farroupilha, onde processo semelhante foi apresentado e se tornou exemplo de sucesso no país. “Depois que vimos como funciona o sistema lá, vimos que poderíamos fazer o mesmo processo, até de forma mais fácil.”

Para o presidente do Sincovat, a proposta representa o avanço do desenvolvimento econômico de Lajeado. Afirma que a cidade será uma das mais fáceis de empreender, uma vez que a principal dificuldade enfrentada é a demora para fazer os licenciamentos.

“A partir de agora, em 24 horas poderão começar a trabalhar”, aponta. Segundo ele, não apenas os empresários serão beneficiados, mas o município terá aumento da arrecadação em função da geração de impostos das atividades.

Acompanhe
nossas
redes sociais