Encantado entra no clima da Suinofest

Encantado

Encantado entra no clima da Suinofest

Programação ocorre em dois fins de semana e reúne seminários técnicos e de entretenimento

Por

Encantado entra no clima da Suinofest
Encantado

O Parque João Batista Marchese, local que sedia a Suinofest, está movimentado e recebendo uma série de melhorias para acolher os visitantes. A Secretaria de Obras trabalha desde a semana passada na limpeza e manutenção do espaço.

As empresas contratadas pela comissão organizadora montam as estruturas do Festival de Compras, Espaço Cultural, Salão Gastronômico e da Praça de Alimentação. Nas ruas, equipe da prefeitura faz a poda de árvores e a pintura dos postes nas cores do município.

Nesta sexta-feira, a programação inicia com o seminário técnico sobre biossegurança na cadeia produtiva de suínos, às 9h. A realização é do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e ocorre no auditório do Sicredi Cidade Alta.

Na parte da manhã, o foco das palestras será o bem-estar animal, com ênfase em granjas, transporte e frigorífico/abate. À tarde, a partir das 13h15min, o tema debatido será critérios de biosseguridade e redução de uso de antimicrobiano na produção de suínos.

Equipe da prefeitura pinta postes com as cores do município

Equipe da prefeitura pinta postes com as cores do município

De acordo com o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, a estimativa é de reunir entre 400 e 500 pessoas. O foco serão os produtores de empresas e integradoras de suínos, além de técnicos da área e de representantes de empresas, órgãos e instituições ligados à suinocultura. O Fundesa foi criado pelas cadeias de produção e genética da avicultura, suinocultura, pecuária de corte e pecuária de leite. A finalidade da entidade é complementar ações de desenvolvimento e defesa sanitária animal no estado.

Seminário regional

Outro seminário ocorre no dia 16. O foco será a inovação na região com o tema “Um novo olhar para produção de alimentos”. A programação ocorre em conjunto com o 8º encontro dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Agroindústrias e Alimentos do Rio Grande do Sul.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas com antecedência pelo www.aplvaledotaquari.com.br. O evento ocorre no Auditório Duroc, no Parque João Batista Marchese.

A programação inicia às 10h com recepção seguida de mesa redonda com os coordenadores da APLs de Agroindústrias e Alimentos do RS. Após o almoço, o debate continua. Às 15h30min, será apresentado o Programa Erva-mate uma Cultura Aberta. Às 16h30min, após o intervalo com mate-break, haverá a qualificação e cultura da inovação com a equipe da Tecnovates. Na sequência, quatro cases serão expostos: Akatu Cosméticos, Baldo S.A., Moinho Sangalli e Tacta Food.

O evento é uma realização da APL Vale do Taquari, Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco), APLs de Agroindústiras e Alimentos do RS, Moinho Sangalli, Baldo, Uergs e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR)/Fetag/RS. O apoio é da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e).

Ingressos

Nos seis dias do evento, a entrada no parque será gratuita. Os ingressos para o Salão Gastronômico podem ser adquiridos pelo suinofest.com.br. A Suinofest é realizada pela Aci-e e conta com o patrocínio do governo municipal, Legislativo, Dália Alimentos, Sicredi, Baldo S.A, Lojas Benoit, BRDE, Unimed VTRP, Corsan, Banrisul, Machado Agropecuária e Fontana S.A. O apoio é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e CDL de Encantado. A organização do Festival de Compras é da Lume Eventos.

Praça de Alimentação

Além do Salão Gastronômico, a Suinofest terá dez estandes na Praça de Alimentação, o Restaurante Zanatta e os food trucks. Haverá ainda pães assados na hora pelos Clubes de Mães de Encantado. A iniciativa, com o apoio da Emater/RS-Ascar e Moinho Sangalli, é um incremento na renda dos clubes, que produzem e assam os pães durante o evento em forno de barro.


Descarte correto do óleo de cozinha

Com o intuito de preservar o meio ambiente e incentivar a população a seguir esse exemplo, neste ano, a Suinofest fará a destinação correta de todo o óleo de cozinha utilizado durante o evento. Para isso, serão instalados recipientes no estande do Restaurante Zanatta, no Salão Gastronômico e na Praça de Alimentação. O óleo será recolhido nas segundas-feiras, dias 12 e 19, pela Ecoóleo, de Arroio do Meio.

Conforme o diretor da empresa, Rogério Quaresma, o material será reciclado e destinado ao setor industrial, nos segmentos de pavimentadoras asfálticas, indústrias de artefatos de cimento, cerâmicas e construção civil.

A atividade faz parte da Suinokids, que é um dos eixos da Suinofest. A programação reúne todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Encantado e nesta edição trabalha o tema cooperativismo.

Também haverá o recolhimento de tampinhas plásticas, que serão revertidas à Liga Feminina de Combate ao Câncer; lacres metálicos de latinhas, destinados à Tribo Biovida do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, e jornais, doados à Associação Encantadense em Defesa dos Animais (Aeda). Todas as ações fazem parte do tema cooperativismo e visam unir esforços para fortalecer e incentivar a cooperação, a cidadania e a preservação do meio ambiente.

Acompanhe
nossas
redes sociais