A cerca de quatro meses do evento, o setor comercial da oitava Construmóbil já atingiu 70% da meta inicial de comercialização. De 200 espaços, nos pavilhões 1 e 2, 140 foram garantidos por empresários do ramo da construção civil, mobiliário e decoração.
Os dados foram apresentados pelo presidente da feira, Marcos Mallmann, na semana passada, durante o lançamento do evento, na Acil. “Queremos vender mais que em 2015. Essa é a meta.”
Conforme ele, a maioria dos lugares foi comercializada a expositores da edição anterior, que são de Lajeado e região. Mas também há prospecção de vendas para fora do Vale. “Há um interesse por pessoas que não são daqui, pelo tamanho da feira.”
[bloco 1]
Em 2015, foram fechados R$ 29 milhões em negócios. Valor que deve ser superado neste ano, aposta Mallmann. “Embora estejamos num momento político e econômico complicado, acreditamos nessa melhora.”
Economia colaborativa
A organização também espera crescimento no número de visitantes, que em 2015 chegou a 21 mil. A Mostra de Arquitetura & Desing, que ficará no pavilhão 3, será uma das atrações. Com base no tema Estares, dez grupos formados por arquitetos e designers devem compor diferentes espaços, de forma colaborativa, ou seja, visando o social, o econômico e o tecnológico. O trabalho está sendo formulado por uma parceria entre Seavat, Sebrae e Acil, com apoio da Salva Craft Beer e Britagem Cascalheira
“A economia colaborativa é algo inovador. Queremos estimular a comunidade e o empresariado a pensar esses novos modelos de negócios. A tornar seus produtos mais atraentes”, ressalta Mallmann.
Outra reformulação na feira, que visa agradar o público, é a inserção de ambientes para alimentação e descontração. Um deles ficará no pavilhão 1, e também contará com auditório para debates e palestras. O outro será instalado junto à mostra. “São cafés, chopperias, pubs, que foram solicitados pelos visitantes e expositores nas pesquisas que realizamos. Então queremos atendê-los nesse sentido.”
Construmóbil
A 8ª Feira de Construção Civil, Mobiliário e Decoração ocorre entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, no Parque do Imigrante. O patrocínio é da Fruki, com apoio da CBM Materiais Elétricos, Seavat e Sebrae. A programação deve ser divulgada em breve. Por enquanto, já está confirmada a Rodada de Negócios do Sebrae, painéis sobre resíduos da construção civil, urbanismo e Plano Diretor de Lajeado. Os ingressos serão comercializados a R$ 8.