Famurs debate segurança no interior

Vale do Taquari

Famurs debate segurança no interior

Taquari sedia encontro amanhã

Por

Famurs debate segurança no interior
Vale do Taquari

A câmara de Taquari recebe amanhã a etapa da Amvat do programa de interiorização da Federação das Associações de Municípos do RS (Famurs). O evento ocorre a partir das 15h e aborda, entre outros temas, a dívida do governo com os hospitais e a violência no estado.

De acordo com o presidente da federação, Luciano Pinto, o Famurs pelo RS visa estreitar as relações institucionais dos municípios. Além da federação, também participa o Tribunal de Contas (TCE).

“Será uma oportunidade para os gestores municipais apresentarem suas demandas”, aponta. Conforme Pinto, o encontro também serve para a divulgação de informações técnicas e orientações jurídicas voltadas para a administração pública.

A segurança pública se tornou bandeira da Famurs devido ao crescimento nos índices de criminalidade. De acordo com o 1º vice-presidente da entidade, Marcelo Luiz Schreinert, o recente deslocamento de 400 militares do interior para reforçar a Região Metropolitana agravou a situação dos pequenos municípios.

Segundo ele, 60% das cidades têm menos de dois soldados por turno e 10% têm dois PMs com efetivo total. Lembra que, mesmo não sendo atribuição municipal, as prefeituras costumam colaborar com o Estado no setor.

“Oferecemos auxílio-moradia, hora extra, apoio com monitoramento, conserto de viaturas, aluguel de espaço físico e subsídios para custeio de combustível”, aponta. Ressalta ainda que os municípios custearam até curso de formação.

“Isso pouco adianta sem atitudes concretas do governo estadual”, alerta. Segundo ele, são necessárias iniciativas que tragam de volta a tranquilidade aos gaúchos, como o reforço do policiamento nas cidades pequenas.

Saúde e transporte escolar

Além da segurança, o Famurs pelo RS abordará os atrasos nos repasses para a área da saúde e a situação das UPAs. Na área da educação, serão tratadas a falta de recursos estaduais para o transporte escolar estadual e a necessidade de concluir as creches iniciadas pelo governo federal.

Também será apresentado um balanço financeiro da entidade, dados sobre a escola de gestão pública mantida pela Famurs e apontadas conquistas como a garantia dos recursos da repatriação, e a boa relação com o TCE.

Na última reunião da federação realizada no Vale, a segurança e a saúde foram apontadas como prioritárias pelos gestores da região. O encontro ocorreu no dia 29 de março, em Encantado.

Acompanhe
nossas
redes sociais