Famílias retornam para casa após enchente

Lajeado

Famílias retornam para casa após enchente

Defesa Civil afirma que chuva diminuiu na região e nas cabeceiras do Rio Taquari

Por

Famílias retornam para casa após enchente
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Moradores de áreas atingidas pela enchente no fim de semana retornaram para casa ontem. A Defesa Civil (DC) disponibilizou caminhões, a partir das 14h, para que os 49 desabrigados retirassem os pertencentes do Parque do Imigrante, onde estavam desde sábado.

A decisão de retorno foi tomada em conjunto, entre eles e o município, após mudança na previsão do tempo. Além de baixa no nível do rio, que ontem à tarde chegou a menos de 14 metros. “Monitoramos, e percebemos que choveria menos do que estimávamos. Não seria suficiente para uma nova inundação. Então chamamos o pessoal para discutir a permanência aqui”, explica o coordenador da DC, Heitor Hoppe.

Segundo ele, o quadro avaliado pelo município, na segunda-feira, mostrava cerca de 100mm de chuva, entre ontem e hoje. Porém, a média teria baixado para 50mm. Valor já previsto pela Defesa Civil Regional.

“Isso vale inclusive para as cabeceiras. O que nos deixou mais tranquilos, para orientar o retorno em segurança. A princípio não haverá novas cheias nos próximos dias.” Até as 17h de ontem, das 15 famílias abrigadas pelo município, oito já tinham voltado para suas residências. As outras permanecem até hoje, por questões pessoais.

Em casa, à espera do apartamento

A cozinheira Ângela Linhares da Silva, 42, moradora da rua Carlos Sphor Filho, no São José, foi a primeira a retornar com os quatro filhos. Entediada, na segunda-feira, ela esperava as horas passarem, acreditando que a água teria entrado na casa.“Graças a Deus não sujou nada. Só agora temos o serviço de organizar as coisas. Dos males, o menor.”

[bloco 1]

Ela aguarda um apartamento no Residencial Novo Tempo I, no bairro Santo Antônio, para se livrar das enchentes. Problema que enfrenta desde os primeiros anos de vida. “Os móveis novos nem trago para cá. Vou levar direto para o apartamento. Parar de sofrer com isso. No ano passado, perdi tudo o que tinha, achando que não subiria tanto.”

Em Estrela, desabrigados permanecem no ginásio

A Defesa Civil de Estrela optou por manter as 13 famílias desabrigadas no ginásio Ito Snell. Elas devem ficar no local até amanhã. “Amanhã (hoje) iremos avaliar, e ver se adiantamos esse processo”, afirma o coordenador da DC, Carlos Alessandro Breem. Por enquanto, ele acha mais seguro aguardar quanto vai chover.

Acompanhe
nossas
redes sociais