Quartel dos bombeiros não atende faz 20 dias

Taquari

Quartel dos bombeiros não atende faz 20 dias

Autoridades formaram uma comitiva para cobrar permanência da corporação

Por

Quartel dos bombeiros não atende faz 20 dias
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Menos de três anos após ser inaugurado, o quartel do Corpo de Bombeiros de Taquari está sem atendimentos. O local está fechado desde o início do mês devido à falta de efetivo na corporação.

Hoje o prefeito Emanuel Hassen de Jesus e vereadores da cidade se reúnem com deputados na Assembleia Legislativa para pressionar por mais servidores. A definição da comitiva ocorreu na noite de ontem após reunião entre as autoridades locais. Conforme o prefeito, desde a abertura da unidade, em 2014, o Estado designava oito agentes para a cidade e o efetivo era complementado por voluntários.

“Desses oito militares, um saiu de férias e um outro se encostou, inviabilizando a abertura do quartel”, aponta. São necessários dois bombeiros por turno para assegurar os atendimentos, o que não é possível com seis servidores.

“Estamos faz 20 dias sem o serviço na cidade. Nesse período, as duas vezes que foi necessário, tiveram que deslocar viatura de Montenegro”, ressalta. Segundo Jesus, atendimentos menos complexos, como a famílias desabrigadas por enchentes, são realizados pela equipe da prefeitura.

Aberta em 2014, unidade precisa de oito bombeiros para garantir atendimento

Aberta em 2014, unidade precisa de oito bombeiros para garantir atendimento

“Nós colocamos a prefeitura à disposição para oferecer mais dois funcionários, mas não pode porque precisa fazer treinamento específico”, aponta. Segundo ele, a única solução para o caso é o deslocamento de dois novos servidores do Estado.

De acordo com o prefeito, o governo estadual alega que a unidade se manterá fechada até o fim do mês. Em junho, o Piratini deve realizar uma nova avaliação sobre a possibilidade de reabertura do quartel.

Tratativas com o Estado

Na segunda-feira da semana passada, 15, o prefeito e uma equipe de vereadores se reuniram com o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Adriano Krikoski Ferreira. O encontro ocorreu no Gabinete do Secretário de Segurança, em Porto Alegre, mas não houve solução para o impasse. “Combinamos que, junto com os vereadores, vamos produzir uma moção solicitando aos nossos deputados estaduais e Governo do Estado o aumento do efetivo para Taquari”, alega.

Conforme o comandante do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Carlos Daniel, a defasagem de efetivo e a insuficiência de horas extras no batalhão levaram à interrupção temporária do serviço.

Saiba mais

Conforme a Secretaria da Fazenda, o município dispõe de R$ 199.116,18 na conta do Funrebom. Os recursos devem ser utilizados para compra de equipamentos e materiais para o Corpo de Bombeiros. Desde o início do ano, foram gastos R$11.575,94.

A unidade tem três carros e dois caminhões, mas apenas um de cada veículo está em funcionamento. Os demais estão parados por problemas mecânicos. A estrutura do prédio também tem goteiras, vidros quebrados e curtos elétricos.

Acompanhe
nossas
redes sociais