Chuva torrencial alaga ruas e invade casas

Vale do Taquari

Chuva torrencial alaga ruas e invade casas

Conforme a Defesa Civil de Estrela, as precipitações chegaram a 130 mm em seis horas e superam a média histórica para o mês de maio

Por

Chuva torrencial alaga ruas e invade casas
Vale do Taquari

O temporal que atingiu a região a partir da madrugada de sexta-feira, 26, deixou ruas alagadas e trouxe transtornos para a população. Em seis horas, as precipitações chegaram a 130 mm em Estrela, volume muito acima da média histórica para o mês de maio, de 93 mm.

Apesar do índice elevado, a chuva não resultou em cheia nos rios. O trânsito teve se ser interrompido na ponte de Alto Conventos, em Lajeado devido a danos na cabeceira da estrutura, e na ponte da do Storck, em Forquetinha. A estrada que liga Colinas a Imigrantes, na localidade de Daltro Filho, ficou bloqueada devido ao transbordo do arroio Ano Bom.

Coordenador da Defesa Civil de Estrela, Sandro Bremm contabilizou pontos de alagamentos nos bairros Imigrantes, Estados e Oriental. Segundo ele, dez casas foram atingidas, mas não houve remoção de famílias. “Vamos acompanhar o andamento das chuvas no fim de semana e em caso de necessidade, alertaremos as comunidades.”

Conforme a Defesa Civil, o volume de água também trouxe transtornos em em Novo Paraíso, nos Loteamentos Nova Morada I e II, e causou o transbordo de arroio em Linha Lenz. Em Lajeado, as precipitações alcançaram 112 mm, conforme dados do entro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

BOQUEIRÃO DO LEÃO: arroios invadiram estradas do interior e trouxeram transtornos. Cidades contabilizam prejuízos

BOQUEIRÃO DO LEÃO: arroios invadiram estradas do interior e trouxeram transtornos. Cidades contabilizam prejuízos

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Heitor Hoppe, foram relatadas inundações em pontos localizados do bairro Moinhos, próximo do Parque dos Dick e do Weiand Turis Hotel, e na rua Donga de Menezes, no bairro Montanha.

“Também tivemos risco de desmoronamento de um muro na Carlos Spor filho e a área foi isolada pelo departamento de Trânsito”, ressalta. Segundo ele, relatos das Defesas Civis da região banhada pelo Rio das Antas indicam pouca possibilidade de enchente no Vale do Taquari. Às 15h de ontem, o rio Taquari alcançou 14,76 metros.

Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o grande volume de chuva ocorre devido ao bloqueio das nuvens carregadas pelos ventos. As precipitações também são favorecidas pelo aquecimento das águas na costa do Sul-Sudeste do Brasil.

Água surpreende moradores

Uma enxurrada proveniente de uma canalização de esgoto invadiu casas do bairro Imigrante, em Estrela. Uma das residências atingidas foi a do florista Juliano Eindelwein. Ele alega ter perdido um roupeiro e uma cama novos. “Algumas coisas nós conseguimos erguer a tempo, porque tivemos ajuda do meu pai e do meu compadre.”

A comunidade reivindica faz mais de dez anos providência em relação a tubulação. “Toda vez que dá uma chuva, o bueiro não vence a água e alaga tudo. Teve gente que perdeu moto e mobília da casa.”

De acordo com Silvio Eindelwein, em cinco minutos a água pode subir até dois metros. “Isto é uma sanga, vem esgoto do bairro Imigrante, Boa União, de todas as casas”, aponta. Os moradores ameaçaram bloquear a rua caso o problema não seja resolvido.

No loteamento Nova Morada, foram invadidas pela lama, que danificou móveis e eletrodomésticos. “Foi tão rápido que não tivemos o que fazer. Perdemos guarda roupa, ar condicionado, geladeira e sofá”, afirma a vice-presidente do bairro, Gleisi Kely da Silva.

ESTRELA: moradores fotografaram o momento em que o barro invadiu as ruas

ESTRELA: moradores fotografaram o momento em que o barro invadiu as ruas

Segundo ela, o problema estava mais de cem metros acima, em uma espécie de bolsão que se formou em um terreno baldio. “A barreira de pedras que sustentava toda aquela água estourou e veículos estacionados próximos foram danificados.”

Acessos bloqueados

A enxurrada também trouxe danos nas estradas do interior. Em Boqueirão do Leão foram registrados diversos pontos de alagamentos, e o acesso aos municípios de Gramado Xavier e Sinimbu ficou bloqueado por pelo menos seis horas.

No começo da tarde de sexta-feira, máquinas da prefeitura foram deslocadas para liberar o trânsito em pontos bloqueados devido a deslizamentos de terra. Na localidade de Macaco Branco, a água arrancou bueiros e motivou a interrupção do trânsito.

Na madrugada, a incidência de raios ocasionou a morte de três bovinos na propriedade de Janir Barbon, em Estância Schmidt. O produtor lamentou a perda do rebanho. “Vinha tratando com muita dedicação, e agora parte do investimento se perdeu.”

Em Marques de Souza, foram registrados alagamentos na localidade de Linha Tigrinho. De acordo com a confeiteira Ariane Leipnitz, 26, a água fechou a estrada e impediu o acesso a residências e comércios. Segundo ela, o problema é frequente e se repete sempre quando ocorrem precipitações mais elevadas. “Anos atrás o arroio ficava alto, mas não invadia as residências. Agora ficamos ilhados sempre que chove forte.”

Chuva persiste

De acordo com o Núcleo de Informações Meteorológicas da Univates, a instabilidade deve se manter até quinta-feira da próxima semana. Para o sábado, a previsão é de chuva durante todo o dia, com risco de volumes expressivos e trovoadas. As temperaturas caem devido ao ingresso de uma massa de ar frio. As mínimas ficam em 15ºC e as máximas em 19ºC.

No domingo, o sistema de baixa pressão mantém o predomínio das nuvens e chuva na Região. As temperaturas seguem com pouca variação, com mínimas em torno dos 15ºC e máximas de 20ºC.

Segunda-feira, a nebulosidade fica mais dispersa, com intervalos de abertura de sol em meio a períodos de chuva. A chuva deve voltar com mais força na terça-feira, com o aumento da nebulosidade e temporais localizados.

A instabilidade segue na quarta-feira, com pancadas de chuva durante todo o dia. Na quinta-feira, a chuva deve diminuir gradualmente com o ingresso de uma massa de ar seco e frio no Estado. Para a sexta-feira, 2 de junho, a tendência é de tempo firme e ensolarado.

Acompanhe
nossas
redes sociais