Rotary lança 22ª edição do Jovens Poetas

Lajeado

Rotary lança 22ª edição do Jovens Poetas

Estudantes do 1º ao 4º participam com desenhos. Demais devem inscrever poesias

Por

Rotary lança 22ª edição do Jovens Poetas

Alunos das 36 escolas públicas e privadas do município, do Neeja, e da Apae podem preparar suas poesias. Nesta segunda-feira, com apoio do A Hora, o Rotary Club de Lajeado-Engenho abre as inscrições para a 22ª edição do livro Jovens Poetas.

O lançamento do projeto ocorre às 19h30min, na sede da entidade, na Rua Bento Gonçalves, 165. São convidados a participar do evento representantes das escolas e autoridades educacionais.

Conforme a coordenadora do Jovens Poetas, Ana Cecília Togni, na segunda-feira, serão apresentadas as regras da iniciativa e datas importantes. “Reforçamos o convite. Porque neste dia os interessados poderão conhecer todos os detalhes.”

De antemão, ela informa que, assim como nos demais anos, estudantes a partir do 5º ano podem participar com poesias. Elas devem ser escritas de modo individual, e serão incluídas em algum dos três níveis do projeto, de acordo com o período letivo – 5º ao 9º ano, Ensino Médio, Neeja.

Cada escola pode inscrever até cinco textos, o Neeja, duas. Alunos do 1º ao 4º ano podem participar com desenhos. O próprio educandário deve definir o melhor, que ficará exposto na página de abertura da instituição no livro.

[bloco 1]

Tanto os desenhos quanto as poesias devem ser entregues ao Rotary até o dia 14 de agosto. A previsão é que a obra seja lançado no dia 27 de outubro. O prefaciador do livro será um escritor da Alivat, ainda a ser definido.

“É uma oportunidade para os alunos expressarem sua poesia, hoje ainda um tanto inexplorada”, aponta Ana. Ela percebe que as escolas fazem bons trabalhos literários, mas acabam deixando a poesia de lado. “É menos valorizada do que o resto da literatura, mas é tão importante quanto”, ressalta.

Ela acredita que o gênero textual auxilia as pessoas a colocarem suas angústias e sentimentos para fora. E, assim como qualquer outro tipo de texto, enriquece o vocabulário. Na leitura, propicia o conhecimento de outros costumes e culturas, sem sair de casa. Além de ser um propulsor para formação de opinião. “Quanto mais lê e escreve, mais analisa, discorda, avalia e torna-se um cidadão ativo”, considera.

22ª edição

O Projeto Jovens Poetas foi criado em 1997, na época em que Ana Cecília era presidente do Rotary Engenho. A inspiração surgiu a partir de algumas filhas de rotarianos, que tinham apreço pela escrita. “Queríamos propiciar que todos pudessem ter esta emoção de ver seus textos publicados.” Ideal mantido com vigor até hoje, tendo em vista que todas as escolas se empenham para participar do projeto. Anualmente, cerca de 280 trabalhos são publicados.

Acompanhe
nossas
redes sociais