O jornal semanário, integrante do grupo A Hora, com circulação em seis cidades da microrregião de Boqueirão do Leão, completou na última semana passada sua série de mudanças e inovações.
Em 2015 e 2016, o A Hora comprou, respectivamente, os dois jornais da região alta do Vale: O Boqueirão e mais tarde, o Eco Serrano. Da junção dos dois, editou um jornal semanário, que circula em Boqueirão do Leão, Progresso, Gramado Xavier, Sinimbu, Sério e Canudos do Vale.
Para consolidar o novo posicionamento e o estilo, o jornal trocou de nome. Passou de A Hora Boqueirão para A Hora Regional. O motivo principal da mudança é contemplar, já no nome, todas as comunidades e cidades onde chega o impresso.
Para o diretor-geral do A Hora, Adair Weiss, a mudança do nome não muda a característica e nem o estilo comunitário de atuação do jornal. O conteúdo de qualidade, com foco no hiperlocalismo, é a aposta para o A Hora Regional continuar crescendo e ampliando a incursão nas cidades que atende.
Veia comunitária
Atender as demandas locais e produzir conteúdo exclusivo para as cidades menores sempre foram características do A Hora. Ao passo que o jornal amplia seu espectro e olhar regional, produzir conteúdo local no diário se torna cada vez mais complexo. “Por isso estamos criando e apostando em jornais independentes, capazes de atender as necessidades dessas comunidades, mas mantendo-os sob o guarda-chuva do A Hora”.
Em meio ao avanço da internet e das redes sociais, o jornalismo de cunho local, singular e exclusivo, ganha em escala e relevância.
Abre oportunidades e necessidades de atender as cidades menores, o que torna o A Hora Regional uma das apostas da empresa. A tiragem semanal já passa de 2,1 mil exemplares, atingindo liderança absoluta nas seis cidades onde atua. Com os dois jornais, o A Hora do fim de semana tem uma tiragem superior a nove mil exemplares.
Novos produtos
O projeto na região de Boqueirão está sendo multiplicado para outras áreas do Vale. Faz dois meses, circula o caderno Hiperlocal, para Bom Retiro do Sul, Paverama, Fazenda Vilanova e, a partir das próximas edições, incluirá Taquari. É um produto com conteúdo exclusivo que circula dentro do A Hora.
Para Weiss, é a forma de manter o fator local e atender as expectativas das comunidades. “Prestam serviços mais pontuais, que têm mais interesse local. São notícias que não teriam o mesmo espaço em jornais maiores.”