Contemporaneidade na arquitetura

Arqideias

Contemporaneidade na arquitetura

Revitalização das fachadas, integração da edificação com ambiente, reformulação dos layouts internos, reforma das estruturas e criação de novas áreas foram os desafios do projeto

Por

Contemporaneidade na arquitetura

O arquiteto Rodrigo Guimarães Madeira assina o projeto de reestruturação de uma empresa do ramo de tecnologia em Outsourcing de Impressão, localizada na avenida Adão Rodrigues de Oliveira, em Novo Hamburgo.

O prédio foi construído em 1982 com o objetivo de abrigar funções de comércio e de serviços, tendo sua execução embasada em um sistema misto de concreto armado e alvenarias de fechamento de tijolos seis furos.

Rodrigo Guimarães

Rodrigo Guimarães

Os 600m² comerciais estão localizados em um terreno de esquina às margens de uma avenida larga e de grande fluxo de veículos. Rodrigo conta que os proprietários chegaram até ele com a reclamação de que o teto estava caindo e, ao avaliar cobertura, foi constatado que a umidade e os cupins haviam comprometido a estrutura como um todo.

A opção foi uma reforma geral, com ênfase na reestruturação dos layouts de ambientes e otimização de sistemas elétricos, lógicos e hidrossanitários. “O caso foi bem além de um problema com telhados. Na verdade, a edificação estava bastante debilitada, não só tecnicamente, mas também conceitualmente”, relata.

[bloco 1]

Os materiais usados foram aço na cobertura, telhas com tratamento termo acústico, pastilhas e porcelanatos, entre outros.

O projeto ampliou a edificação e inovou em design. Cerca de um ano entre planejamento e execução resultou em uma nova e requalificada construção. Foram alteradas as características fundadoras, tornando o empreendimento mais contemporâneo, utilizando materiais e técnicas modernas e inovadoras que proporcionaram durabilidade e demandarão baixo custo de manutenção.

Integração com o meio

Alguns elementos ganham destaque na promoção da integração da edificação com o meio ambiente. A valorização dos acessos e circulações no entorno promovem maior segurança interna e externa.

Após a reforma, a empresa passou a oferecer espaços de convivência com hi-fi gratuito, do lado de fora da edificação, junto à calçada, que ficou mais larga e melhor iluminada.

A altura do prédio também foi pensada com cuidado. Rodrigo buscou um relacionamento respeitoso com as edificações vizinhas, além das vias e as vegetações do entorno.

Acompanhe
nossas
redes sociais