Governo sugere acordo entre Univates e FundeF

Você

Governo sugere acordo entre Univates e FundeF

Tratativas avaliam forma de construir hospital

Por

Governo sugere acordo entre Univates e FundeF
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Executivo tenta intermediar uma nova negociação entre a reitoria da Univates e a direção da FundeF. O objetivo é desfazer o acordo que previa a doação de uma área próxima ao Rio Forqueta para construção do hospital da entidade, e levar o empreendimento para dentro do câmpus.

As tratativas iniciaram na semana passada. Em reunião com um grupo de pessoas que fazem parte da direção da FundeF, o governo recebeu algumas reclamações acerca do terreno doado pelo município à fundação, que está localizado no bairro Universitário. Dificuldades de acesso, de transporte público e outras foram apresentadas.

Entre os entraves, a direção da entidade reclama das contrapartidas definidas por meio do projeto de lei aprovado na câmara de vereadores, que autorizou a doação do imóvel com 6,2 mil metros quadrados de área. Segundo a lei, a FundeF teria que construir praças, academia ao ar livre, quadra de esportes, e ainda pavimentar duas vias públicas e algumas calçadas.

“O custo com toda essa contrapartida acaba ficando quase ou tão mais caro do que o valor do próprio terreno. Isso acaba inviabilizando as intenções da fundação”, avalia o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Ítalo Reali, que ajuda a intermediar as negociações.

Conforme Reali, a intenção é levar toda a estrutura da FundeF para dentro da Univates. Ele garante que o trâmite está “muito bem encaminhado”, e enaltece o relacionamento entre a reitoria do centro universitário e os integrantes do governo. “A instituição de ensino tem cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, são todas áreas que teriam muito a acrescentar no trabalho da fundação.”

[bloco 1]

Além disso, explica Reali, a presença da FundeF dentro da Univates abriria um novo leque para a busca por recursos públicos estaduais, federais e até internacionais. “É um novo nicho cheio de oportunidades que estamos tentando abrir”, resume o assessor. A ideia inicial é instalar a equipe em um prédio próximo ao centro clínico da instituição e, em outro momento, concluir o hospital.

“Não houve proposta”

Um dos integrantes da diretoria da FundeF, e ex-secretário de Saúde de Lajeado no governo de Carmen Regina Cardoso, Renato Specht, confirma o início das tratativas. Entretanto, garante que as negociações são bastante incipientes. “Não houve proposta. Eles demonstraram interesse. Agora começam as tratativas. Pois a princípio ainda existe o terreno doado para nosso hospital próprio.”

Hoje, confirma Specht, a direção da FundeF volta a se reunir para debater o assunto. Na semana passada, o encontro foi com a reitoria da Univates. “A princípio, esse encontro foi só para ouvir as partes. Ver se há algum interesse. E vagamente foram colocados alguns interesses”, reitera o ex-secretário municipal.

“Há vontade política”

Para o coordenador do curso de Medicina da Univates, Luiz Fernando Kehl, uma aproximação maior entre o centro universitário e a fundação é vista com bons olhos. No entanto, da mesma forma que outros agentes da negociação, ele alerta para a incipiência das tratativas. “São apenas conversações. Não há proposta concreta. Tudo está vago. Mas há vontade política”, resume.

Segundo Kehl, Univates e FundeF já mantêm um convênio formal para a área de ensino, semelhante aos estágios realizados em hospitais da região. Sobre a proximidade da fundação com o curso de Medicina, o coordenador reitera que o trabalho já vem ocorrendo. “Temos trabalhado em torno disso desde o início do curdo”, garante.

Acompanhe
nossas
redes sociais