Novo modelo de CNH dificulta fraudes

Vale do Taquari

Novo modelo de CNH dificulta fraudes

Habilitações no país passam a ter código rastreável

Por

Novo modelo de CNH dificulta fraudes
Vale do Taquari

As carteiras nacionais de habilitação (CNHs) são emitidas com novo modelo desde o início do mês. Os documentos vão contar com um código QR Code. O item tem objetivo de garantir mais segurança contra fraudes e cópias ilícitas do documento.

A mudança não gera custos adicionais aos condutores. De acordo com os Centros de Formação de Condutores de Lajeado, o único reajuste que o documento teve ocorreu no início do ano e a alteração não deve provocar aumento no preço.

O documento foi apresentado na terça-feira pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades.  Mais de 300 mil CNHs, com o novo modelo, foram emitidas no país. A estimativa é que em um prazo de cinco anos 100% dos condutores brasileiros terão o novo modelo de documento.

Em maio de 2016, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apresentou mudanças no modelo das carteiras de habilitação. Entre elas, alterações na cor, layout e inclusão de itens de segurança, como marcas d’água, holografia e dois números de identificação do condutor, um estadual e outro nacional.

Elas foram implementadas para ampliar a segurança. O código QR Code reforça a intenção. O elemento ficará na parte interna do documento e pode ser lido com a câmera do smartphone.

A tecnologia permite que os dados dos motoristas sejam acessados pela leitura do QR Code. Para isso, é necessário instalar um aplicativo no aparelho.

A leitura dá acesso ao banco de dados do Denatran, onde estará uma versão digital da CNH, com dados biográficos e foto do titular do documento. Órgãos de segurança, empresas e diversos setores da sociedade podem utilizar o aplicativo para consultar as informações.

Com o modelo antigo da CNH, a verificação se dava apenas por meio dos dados biográficos do documento. Com a nova forma, qualquer pessoa pode conferir as informações e comparar a  foto.

Aplicativo

A tecnologia responsável por realizar a leitura do código é o “Lince”. O aplicativo foi criado pelo Serpro (empresa de tecnologia do governo) e está disponível para sistemas Android e iOS.

O QR Code da CNH é diferente dos utilizados até agora. O Serpro desenvolveu uma combinação do QR Code existente hoje, que divulga apenas dados textuais, mais a fotografia, através de um software chamado H264. Todo desenvolvimento foi feito em software livre.

Acompanhe
nossas
redes sociais