Estado registra primeiras mortes e reforça necessidade pela vacinação

Vale do Taquari

Estado registra primeiras mortes e reforça necessidade pela vacinação

Procura pela imunização está abaixo do esperado em 5 cidades

Por

Estado registra primeiras mortes e reforça necessidade pela vacinação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estimativa aponta que 50% da meta de vacinação contra a gripe estipulada nas maiores cidades do Vale foi alcançada. A campanha iniciou no mês passado e, até agora, a procura é baixa nos postos de saúde das cinco maiores cidades da região.

Os grupos com maior percentual atingido são os idosos e os profissionais da saúde. Os professores, novo grupo incluso neste ano, a busca tem sido inferior ao esperado. Com a confirmação de duas mortes em Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Saúde reforça a orientação para pessoas procurarem os postos de saúde.

Os dois óbitos são de pacientes que pertenciam aos grupos prioritários para a vacinação. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), ambos não tinham sido imunizados neste ano.

O primeiro aconteceu em 31 de março e vitimou um homem de 61 anos, que apresentava doença cardiovascular crônica e obesidade. Nessa segunda-feira, o CEVS confirmou a morte de outro homem, de 70 anos, portador de pneumopatia crônica.

A vacina leva de duas a três semanas  para imunizar contra a gripe. O secretário estadual de saúde, João Gabardo, recomenda que as pessoas que integram os grupos de risco busquem proteção antes da chegada do inverno.

No Posto Central de Lajeado, ontem foram aplicadas cerca de 200 vacinas. Durante a tarde, quase não houve fila

No Posto Central de Lajeado, ontem foram aplicadas cerca de 200 vacinas. Durante a tarde, quase não houve fila

Vacinação na região

Em Arroio do Meio, levantamento feito na semana passada aponta que 2,8 mil pessoas haviam sido vacinadas. A meta prevê imunização de 5,4 mil pessoas dos grupos de risco. Segundo a coordenadora do setor, Elizete Berwarnger, em comparação ao ano passado, o movimento está abaixo do esperado.

Em Estrela, 55% dos grupos de risco foram vacinados até agora. Na avaliação da coordenadora da Vigilância em Saúde de Estrela, Carmem Soares Hentschke, o número está inferior ao esperado.

O maior público vacinado são idosos (50%) e profissionais da saúde (76%). A adesão de professores está baixa. Até agora 370 profissionais procuraram os postos de saúde.

Segundo ela, cerca de 40% das gestantes foram imunizadas e apenas 30% das crianças. “Acho que a campanha é muito longa, isso faz as pessoas postergarem e não procurarem o serviço durante o período da campanha.” A baixa procura colocou fim ao horário estendido de atendimento na sala de vacinação da Secretaria da Saúde.

De acordo com a enfermeira, Carla Camboim, de Encantado, as pessoas estão procurando aos poucos a vacinação. “Durante todo, o dia pessoas procuram a vacina, mas os números estão baixos diante dos anos anteriores.”

Cerca de três mil doses foram aplicadas. Os idosos foram os que mais procuraram o serviço. Até agora, foram 1,8 mil atendidos. Pelo menos 290 trabalhadores da saúde receberam a imunização. Das cerca de mil crianças que o município esperava vacinar, pouco mais de 250 foram atendidas.

Em Teutônia, 43,43% dos grupos de risco foram imunizados. O município espera vacinar 7,2 mil pessoas. Até agora, pouco mais de 3,7 receberam as doses. Mais de 50% de gestantes, idosos e trabalhadores da saúde foram atendidos.

Dados da Central de Vacinas  de Lajeado apontam, que até segunda-feira, cerca  de 60% dos grupos foram vacinados.  A meta é vacinar cerca de 20 mil pessoas. Pouco mais de 11 mil já foram imunizadas.

Dia Nacional de Vacinação

Neste sábado ocorre o Dia Nacional de Vacinação. Postos de saúde em todo RS estarão abertos para atender os grupos de risco.

Arroio do Meio:  Posto de Saúde Centra atende das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Estrela: atendimento ocorre na UBS Central e na Secretaria de Saúde, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Crianças terão atendimento prioritário na UBS. Adultos devem se dirigir à Secretaria de Saúde, no bairro Oriental.

Encantado: o posto do bairro Navegantes atende os grupos de risco neste sábado.

Lajeado: quatro unidades de saúde estarão abertas no sábado: Unidade Central, São Cristóvão, Montanha e Olarias. Atendimento ocorre das 8h às 17h.

Teutônia: os postos de saúde de Canabarro, Languiru e Teutônia atendem das 8h às 17h. O posto de Boa Vista abre apenas das 8h às 12h.

Acompanhe
nossas
redes sociais