Projeto estabelece mudança no Regime de Previdência

Lajeado

Projeto estabelece mudança no Regime de Previdência

Vereadores propõem retirar a escolha dos diretores do prefeito

Por

Projeto estabelece mudança no Regime de Previdência
Lajeado

Medida apresentada na câmara propõe alteração na escolha dos gestores do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). De acordo com o texto de autoria de Carlos Eduardo Ranzi (PMDB) e aprovado em 2016, os cargos de diretor-geral, diretor administrativo/financeiro e diretor previdenciário devem ser ocupados por servidores de carreira. Apesar disso, a escolha de quem deve ocupá-los fica sob responsabilidade do prefeito.

Fundado em agosto do ano passado, o RPPS de Lajeado gerencia cerca de R$ 1,4 milhão mensais. Neste período, acumulou em torno de R$ 14 milhões. A escolha dos diretores foi feita em duas etapas. Na primeira, os servidores que cumpriam as exigências fizeram a inscrição e receberam uma pontuação de acordo com as qualificações.

A decisão foi do ex-prefeito Luís Fernando Schmidt. Foram escolhidos André Alberto Johan, como diretor-geral, Cristina Weber, como diretora administrativa/financeira, e Patrícia Cristine Scheibel, como diretora previdenciária. O mandato tem duração de três anos, com previsão de encerrar em 2019.

[bloco 1]

Projeto recorrente

Quando a proposta de criação do RPPS tramitou no Legislativo, Ranzi tentou definir a escolha dos diretores por meio de eleições. A proposta foi rejeitada na época. Mesmo assim, Ranzi procurou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lajeado pedindo um parecer técnico sobre a questão.

O sindicato repassou o pedido de análise à federação da categoria, que apresentou um parecer técnico favorável à eleição para definir os diretores. Isso sem retirar as exigências técnicas a quem quiser ocupar os cargos.

Presidente do sindicato Sônia Rejane Feldens Heydt diz ser favorável à mudança no modelo de nomeação dos gestores. “A escolha tem que ser por assembleia.”

Com o parecer favorável, Ranzi buscou o apoio de outros colegas para reapresentar o projeto.

O texto entrou na ordem do dia da sessão de hoje, o que abre a possibilidade de ser votado.

“Há expectativa que seja aprovada (a proposta). Temos apoio do sindicato dos funcionários públicos.”

Também assinaram o projeto Ederson Spohr, Antonio Marcos Scheffer, Waldir Blau (PMDB), Neca Dalmoro (PDT), Ildo Salvi (Rede) e Mariela Portz (PSDB).

 

Acompanhe
nossas
redes sociais