Prefeito de Boqueirão do Leão preside G8

Vale do Taquari

Prefeito de Boqueirão do Leão preside G8

Ferreira prioriza instalação da central de triagem

Por

Prefeito de Boqueirão do Leão preside G8
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Consórcio Intermunicipal de Assuntos Estratégicos do G8 (Cipae G8) realizou na semana passada em Canudos do Vale a eleição da diretoria para o próximo biênio. Paulo Joel Ferreira, prefeito de Boqueirão do Leão, foi escolhido por unanimidade para presidir a entidade. O ex-prefeito de Progresso, Edegar Cerbaro, entregou o cargo.

Conforme ressalta Ferreira, será um desafio importante, tendo em vista as conquistas do consórcio, como o Plano de Resíduos Sólidos e Saneamento. “Somos pioneiros nesse processo e sem dúvida a união dos oito municípios foi fundamental para a captação dos recursos. Frente ao G8, quero dar sequência com muita responsabilidade nos projetos”, comenta.

Ainda de acordo com o novo presidente, o G8 está focado na construção e execução das obras do sistema de resíduos sólidos, cujos contêineres já foram entregues aos municípios. “Ainda durante a semana, quero visitar a obra na central de triagem em Progresso. Pelo levantamento que temos, cerca de 8% da obra foi executada”, observa.

Sem polêmicas

Embora ninguém admita publicamente, nos bastidores, muitas críticas foram feitas pela falta de planejamento estratégico. Ferreira nega qualquer desacordo com as gestões anteriores do G8. Seguindo o caminho contrário, o novo presidente elogia o trabalho desenvolvido até agora. “Muita coisa boa aconteceu no G8 e vai continuar acontecendo.”

Ferreira afirma que os gestores municipais estão de acordo com as ações dos últimos anos. Ele espera que esse cenário prossiga para dar andamento à prioridade da nova gestão. “Os oito municípios estão unidos. Nossa prioridade agora é a central de triagem em Progresso.”

Sede do G8

Os oito municípios do consórcio debatem a viabilidade de transferir a sede administrativa para Boqueirão do Leão. Conforme Ferreira, existem tratativas para definir essa mudança para o município do prefeito que presidir a entidade. “Hoje a sede fica em Canudos do Vale. Trazer para Boqueirão do Leão facilitaria os procedimentos, principalmente durante os dois anos que estarei à frente da entidade”, ressalta.

O presidente diz que ainda está em análise se a sede será fixada no município ou mudará de acordo com os próximos presidentes.

“Isso foi uma proposta dos oito prefeitos. Vamos decidir (se terá uma sede fixa) futuramente.”

O grupo volta a se reunir nesta terça-feira, 11, em Boqueirão do Leão. Em pauta, assuntos gerais e a definição de ações, como o uso da escavadeira hidráulica do G8 pelos municípios consorciados.

Acompanhe
nossas
redes sociais