Venda de veículos novos e usados cresce após dois anos

País

Venda de veículos novos e usados cresce após dois anos

Pesquisa da Fenabrave mostra sinais de recuperação do setor

Por

Venda de veículos novos e usados cresce após dois anos
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O setor automobilístico começa a dar sinais de recuperação. As vendas de veículos cresceram 5,5% em março na comparação com o mesmo período do ano passado. Em todo o país, foram registrados 283.850 novos emplacamentos, número 37,9% a mais do que em fevereiro.

Gerente de marketing de uma rede de revendas da região, Marcelo Paim afirma que os bons resultados no cenário nacional tiveram reflexo no Vale do Taquari. Segundo ele, os números do último mês foram positivos, tanto na venda de veículos novos quanto de seminovos.

“Percebemos uma mudança no mercado. Além do acréscimo nas vendas, percebemos que o consumidor está mais interessado”, aponta. Para os próximos meses, as perspectivas do gerente são ainda melhores, diante de um acréscimo nos indicadores de visitas às concessionárias.

“Não temos como falar em percentuais, mas os números demonstram o retomada do mercado”, afirma. De acordo com Paim, apesar de os últimos dois anos terem sido de retração, as empresas que aproveitaram o momento para se adequar poderão colher resultados nos próximos meses.

“Nos readaptamos a essa nova realidade, diversificamos serviços, criamos novos projetos e investimentos”, relata.

Notamos que o cliente está vindo na loja

Gerente de uma concessionária em Lajeado, Paulo Leandro acredita que os clientes estão mais confiantes na economia.

“O receio era como ia começar o ano, e melhorou muito na comparação com 2016”, relata. Conforme Leandro, em março do ano passado, foram vendidos 25 veículos na revenda onde trabalha. Neste ano, o número chegou a 50.

De acordo com o gerente, outra característica é a preferência pela compra à vista. Segundo ele, de cada dez carros vendidos, apenas um é financiado.

Projeção cautelosa

Conforme os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os principais segmentos com alta foram o de automóveis e veículos comerciais leves, cuja alta alcançou 38,86% em março.

No entanto, no acumulado do ano, esses segmentos caíram 1,12%. De janeiro a março, foram comercializadas 459.806 unidades, ante 465.026 no mesmo período do ano passado.

Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior é cauteloso ao analisar os resultados. Segundo ele, o mês de março foi favorecido por ter cinco dias úteis a mais na comparação com fevereiro, mas alguns sintomas de recuperação começam a aparecer.

“Na comparação, em dias úteis, a variação diária foi positiva em 8,53%”, ressalta. Junior acredita que a curva negativa dos últimos dois anos irá arrefecer ao longo de 2017. A projeção para o fim do ano é de crescimento moderado no setor.

Usados em alta

Os veículos usados apresentaram alta de 26,5% em março na comparação com o mês anterior. O indicador da Fenabrave inclui tanto automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.

Ao todo, 1,2 milhão de unidades foram vendidas no período. O resultado é 10% acima do registrado em março de 2016. No acumulado do trimestre, o mercado de usados apresentou alta de 8,64%, com 3,2 milhões de unidades vendidas em 2017.

Para o presidente da Fenabrave, a elevação do mercado de usados favorece o envelhecimento da frota do país e é um reflexo da redução no poder de compra dos proprietários. “Boa parte das operações são chamadas de ‘troca com troco’, onde o consumidor vende seu veículo para comprar um outro de valor mais baixo e idade mais avançada.”

Conforme a Fenabrave, o resultado dessa movimentação torna o mercado de automóveis e comerciais leves usados 4,8 vezes maior que o mercado de veículos novos. Do total de automóveis negociados, os usados representaram 13,79% em 2017.

Acompanhe
nossas
redes sociais