Cortes na Educação desagradam vereadores

Lajeado

Cortes na Educação desagradam vereadores

Críticas aos ajustes marcaram sessão de ontem

Por

Cortes na Educação desagradam vereadores
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Secretaria de Educação foi o alvo das críticas dos parlamentares. O motivo se deve ao corte das passagens de ônibus para estudantes da rede municipal. Vereadores pedem que a decisão seja revista.

Os agentes políticos cobraram a presença da secretária, Vera Plein, em reunião no bairro Igrejinha. Ela não participou do encontro. Segundo Marquinhos Schefer (PMDB), famílias estão preocupadas com a situação.

O vereador Eder Shpor (PMDB) se reuniu com a secretária para buscar informações. Segundo ele, Vera disse que a situação extrapola as obrigações legais do município e, para economizar recursos, o auxílio foi cortado. “Entendo que cortar investimento em Educação não seja o melhor caminho. Reduzir verbas para a área é um preço político muito alto”, disse.

Sérgio Kniphoff (PT) também cobrou um posicionamento da gestora. “A secretária afirma que a falta de recursos às escolas é culpa do governo anterior. É muito simples fazer isso e não assumir seu papel.” O petista aponta que a medida prejudica e coloca crianças em situação de perigo.

Conforme o líder de governo, Mozart Lopes (PP), na quinta-feira uma reunião ocorre na prefeitura para tratar sobre o assunto e tentarão buscar solução ao impasse. Além do corte nas passagens, o fim de turmas do turno integral é outro ponto questionado.

Saúde escolar

Kniphoff sugeriu que o município direcione um profissional para trabalhar na atenção à saúde das crianças. O objetivo é acompanhar e tentar prevenir que casos como o surto de sarna que ocorreu na escola de Educação Infantil, Risque e Rabisque, não se repita.

Em relação ao tema, Lopes questionou a manutenção do funcionamento das creches por 12 meses. Para ele, os locais precisam ficar desocupados por 30 dias para ser higienizado.

Carlos Eduardo Ranzi (PMDB) discordou e destacou que o sistema funciona. Na avaliação dele, a manutenção dos espaços deve ocorrer de forma escalonada, sem prejudicar o serviço.

Segurança pública

A contratação de uma empresa de segurança para fazer a guarnição da Praça da Matriz também fez parte dos debates. Um abaixo-assinado de moradores e comerciantes conta com mais de 1.115 assinaturas. Demais vereadores, pediram uma solução para tornar a área mais segura.

Obras na BR-386

Parlamentares autorizaram parceria para pavimentar acesso no bairro Centenário à BR-386. Executivo irá direcionar material para obra e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aplicará camada asfáltica no local.

Construção de gavetas nos cemitérios

Foi aprovada a abertura de crédito suplementar de R$ 148 mil direcionados para a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social. O recurso será destinado para abertura de novas gavetas nos cemitérios.

Diante o tema, o vereador Paulo Tóri (PPL) sugeriu que o município reveja a cobrança de R$ 300 das famílias para fazer o sepultamento. “Famílias carentes não tem condições de arcar com essa despesa. Esse valor precisa ser reduzido pela metade e em alguns casos famílias devem ficar isentas.”

Acompanhe
nossas
redes sociais