A qualidade das administrações municipais foi alvo de estudo do Tribunal de Contas do RS (TCE-RS). O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referente a 2016 foi divulgado nessa terça-feira, durante o 13º Encontro de Controle e Orientação do órgão, e leva em conta dados das prestações de contas dos governos.
Foram avaliadas as áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, Defesa Civil e tecnologia de informação. Os resultados foram divididos em cinco conceitos de acordo como o índice de efetividade.
Nenhum município do Vale do Taquari alcançou mais de 75% de efetividade, índice mínimo para as duas classificações mais altas da pesquisa.
As gestões de 23 cidades foram consideradas efetivas por atenderem entre 60% e 74,9% dos requisitos. Outras 15 pontuaram de 50% a 59,9% e foram consideradas em fase de adequação. Nenhum município da região obteve menos de 50% de efetividade.
Para o presidente da Amvat, Rafael Mallmann, os resultados regionais foram positivos e superaram a média gaúcha. “Tivemos praticamente no mesmo patamar do estado no percentual de cidades que encontram-se em fase de adequação e nenhuma obteve a classificação mais baixa.”
Conforme Mallmann, os resultados mostram o empenho dos gestores do Vale em prestar os melhores serviços à população. Destaca os índices em educação, saúde e na gestão fiscal, áreas cujas cidades da região obtiveram as melhores avaliações.
“Evidentemente, há áreas que podem e certamente serão melhoradas”, afirma. Para ele, os quesitos considerados ineficientes pela pesquisa deverão receber, por parte dos gestores, a atenção necessária para melhorar a qualidade de vida da população.
Maiores cidades
Das seis cidades com maior número de habitantes, apenas Taquari aparece na lista das que precisam adequar a gestão. O município obteve menos de 50% de efetividade nos quesitos educação, planejamento e ambiente. As notas mais altas foram obtidas nos quesitos Defesa Civil e tecnologia da informação.
Arroio do Meio foi a cidade com maior número de itens avaliados positivamente. O município se destacou nas áreas de educação, saúde, gestão fiscal e Defesa Civil, mas foi considerado ineficiente no quesito planejamento.
Em Lajeado, os setores de educação e planejamento foram considerados ineficientes. Os destaques positivos ficaram por conta da gestão fiscal e da Defesa Civil. Os dois índices também foram os melhores avaliados em Estrela e Encantado. As duas cidades foram consideradas ineficientes em planejamento e Encantado também teve avaliação negativa em gestão ambiental.
Teutônia se destacou em saúde e gestão fiscal, mas foi classificado como ineficiente em planejamento e Defesa Civil.