Vereadores aprovam  reajuste dos servidores

Lajeado

Vereadores aprovam reajuste dos servidores

Cálculo da administração estipula índice de 5,3%

Por

Vereadores aprovam  reajuste dos servidores
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mesmo com críticas, o governo conseguiu aprovação unânime do projeto que reajusta o salário dos servidores em 5,3%. O índice, aprovado na sessão da câmara de ontem, ficou abaixo do IPCA de 2016. Apesar disso, os sindicatos representantes do funcionalismo não questionaram os valores.

O reajuste aprovado vem sendo questionado por servidores sindicalizados, os quais alegam não terem sido ouvidos antes de aprovar. Foi o caso de Tatiane Blau, servidora filiada ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispumul). “Não houve assembleia da categoria, fomos comunicados dos valores por e-mail uns 15 dias antes da votação.”

Segundo Tatiane, que estava na sessão da câmara, a maior parte dos servidores está insatisfeita com o reajuste proposto pelo governo. Mesmo assim, ela diz que não deve acontecer qualquer movimentação para modificar o índice. “O sindicato aceitou o valor sem ouvir a categoria. E agora não tem qualquer manifestação para alterar, seja greve ou algo parecido.”

Presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado (SPML), Mara Goergen defende a decisão sindical. “Assembleia não existiu nem no ano passado. Nos reunimos em 2016 para discutir o aumento diferenciado para algumas categorias e por que não tínhamos sido chamados pela administração.”

De acordo com Mara, as mobilizações de 2016 não eram apenas em relação aos salários. “Nossa reclamação do ano passado vinha de outras situações, como falta de diálogo e aumento diferenciado para algumas categorias.”

Ela garante que a cobrança por aumento real deve continuar. “Aceitamos os 5,35% neste momento, pensando na frente no que temos para, no ano que vem, reivindicar aumento real a mais.”

Reajuste Igual na Câmara

O mesmo valor aprovado para os servidores do Executivo será aplicado aos funcionários do Legislativo. Os novos valores serão pagos já na folha de março.

Além do reajuste para o funcionalismo, também foram votados ontem os subsídios de vereadores, prefeito, vice e secretários. Os salários foram reajustados em 0,8%, valor referente aos meses de janeiro de fevereiro deste ano.

Na tribuna, o líder da bancada petista, Sérgio Rambo, criticou a proposta do governo. “Aprovamos esse valor sob protesto, pois ele faz com que os funcionários públicos acumulem perdas.” Na avaliação do vereador, o reajuste não faz com que o funcionalismo tenha os vencimentos defasados desde 2015.

Acompanhe
nossas
redes sociais