Escolas infantis terão de publicar lista de espera

Lajeado

Escolas infantis terão de publicar lista de espera

Lei de 4 vereadores quer tornar ocupação de vagas nas creches mais transparente

Por

Escolas infantis terão de publicar lista de espera
Lajeado

Para oferecer clareza aos pais que aguardam vagas nas escolas de Educação Infantil, proposta aprovada amplia transparência na fila de espera. Texto foi avaliado na sessão de ontem na câmara de vereadores.

A medida tem o objetivo de oferecer visibilidade e evita possíveis favorecimentos. Pelo texto, todas as escolas terão que afixar lista nos murais. O documento não expõe o nome da criança. Apenas informa o número de inscrição, data e hora de solicitação e local pretendido. Os dados também devem ser divulgados no portal da prefeitura.

A proposta pretende manter os dados atualizados e auxiliar a Secretaria de Educação a ter controle na demanda por vagas. No início deste ano, a nova gestão não localizou os dados e trabalhava com uma estimativa de déficit de 600 vagas.

O projeto foi apresentado em conjunto pelos parlamentares Eder Sphor (PMDB), Carlos Ranzi (PMDB), Mariela Portz (PSDB) e Ildo Salvi (Rede). O texto teve apenas alteração na redação, sugerida pelo suplente de vereador Heitor Hoppe (PT) e feita pelos autores.

A medida não vigora de forma automática. O projeto não estabelece prazo para publicação das listas. A intenção é aguardar um período para secretaria fazer levantamento antes de disponibilizar nos murais das escolas.

O projeto foi apresentado entre o fim de janeiro e início de fevereiro. Entrou em votação, mas o vereador Sérgio Kniphoff (PT) pediu mais tempo para analisar e verificar a legalidade junto ao Conselho Municipal de Educação.

200 vagas podem ser abertas

De acordo com o líder de governo, Mozart Lopes (PP), o município espera ofertar ainda neste ano de 150 a 200 novas vagas na Educação Infantil. Um processo está aberto e pretende contratar cerca de 40 profissionais para área.

Consulta popular dos pedágios

A articulação regional nas audiências públicas sobre os pedágios na BR-386 fez parte dos debates. As análises demonstram contrariedade à concessão. Outros avaliam a necessidade de modificar a proposta e rever o valor cobrado, número e local de praças e a redução do tempo para iniciar a duplicação.

O vereador Sérgio Rambo (PT) também sugeriu que seja feito um plebiscito para verificar o posicionamento da população quanto à concessão da rodovia. Na avaliação dele, a medida ampliaria o debate e colocaria fim às “discussões de gabinete”.

Neca Dalmoro (PDT) concordou com a proposta. Para ela, a consulta estimula todos que estão preocupados a se manifestar. Mariela Portz (PSDB) lembrou que antes do debate público é necessário buscar informações técnicas quanto a proposta apresentada. “Não podemos ficar apenas no achismo.”

Fiação elétrica dos Parques

Depois da morte na semana passada, no Parque dos Dick, em virtude de uma descarga elétrica, os vereadores chamam a atenção do governo para rever toda a fiação elétrica dos parques da cidade.

Neca Dalmoro destacou a situação do Parque Histórico. De acordo com ela, o local também oferece risco aos visitantes.

Na avaliação do progressista Waldir Gisch, na época em que o local foi adquirido e transformado em espaço público, o gestor não analisou as despesas para mantê-lo.

Conforme Mozart, o projeto de iluminação do Parque dos Dick é antigo. O governo trabalha na montagem de plano para verificar o número de pontos de luz e pode substituir postes metálicos por outro tipo de material.

Acompanhe
nossas
redes sociais