O atropelamento do menino de 7 anos Thayson Tauã da Silva, na sexta-feira passada, desencadeou uma série de reivindicações. Moradores do bairro Santo André cobram do Executivo investimentos na sinalização viária e instalação de redutores de velocidade na rua Rio Grande do Sul.
Thayson andava de bicicleta quando foi atropelado. O local, de intenso movimento, fica próximo à sede da Artecil. Segundo vizinhos, motoristas abusam da velocidade. Na via, não há quebra-molas ou redutores. A sinalização vertical é precária. Para buscar segurança, moradores protocolaram pedido para instalação de redutores de velocidade. A solicitação passa pela análise do Departamento de Trânsito.
Faz seis anos que um fato semelhante aconteceu nas proximidades. No governo passado, moradores voltaram a pedir medidas de segurança. Jaqueline Poli de Medeiros, 31, sempre morou no bairro. Conforme ela, é comum acontecer acidentes na via.
Thayson foi atropelado na frente na casa dela. “Ali, entre 17h30min e 18h30min, qualquer um pode morrer.” Segundo Jaqueline, colisões, atropelamentos e acidentes são frequentes.
A rua não tem faixa de segurança e nem calçada. A via tem uma placa que limita a velocidade a 50 km/h.
Segundo ela, a iluminação é precária e a preocupação aumenta com os idosos e crianças. “Estamos abandonados aqui. Minha mãe tem 70 anos, tem problema de coluna e cada vez que tenta atravessar a rua está em perigo.”
“Foi a gota d’água”
A servidora Marisete Mallmann protocolou pedido de instalação de redutores de velocidade na segunda-feira. No mesmo dia, o padrinho de Thayson e outros moradores procuraram o Legislativo para buscar apoio.
Marisete encaminhou para todos os vereadores cópia do protocolo. “Queremos unir a câmara de vereadores e o governo para atender essa demanda.” Segundo ela, problemas ligados ao trânsito são históricos no bairro, mas o atropelamento de sexta-feira foi a gota d’água.
Repercussão na câmara
O assunto foi um dos temas abordados pelo vereador Paulo Tóri (PPL) na sessão dessa terça. O parlamentar pediu atenção à demanda. Ele protocolou um pedido de estudo para verificar a viabilidade de instalação de redutores de velocidade nas proximidades de postos de saúde, escolas e creches.