Caumo promete diagnóstico. Blau pede nova sede

Lajeado

Caumo promete diagnóstico. Blau pede nova sede

Caumo recebe 14 vereadores no gabinete e promete análise em fevereiro.

Por

Caumo promete diagnóstico. Blau pede nova sede
Lajeado

A convite do prefeito Marcelo Caumo e da vice-prefeita Glaucia Schumacher, os 15 vereadores eleitos para a legislatura de 2017 a 2020 se reuniram com alguns secretários municipais e coordenadores da nova administração. O encontro de ontem serviu para os agentes públicos debaterem a futura relação entre poderes e a respeito de assuntos pertinentes ao município.

Estavam presentes a secretária de Administração, Andreia Brisolara; o coordenador de Relações Comunitárias e Setoriais, Ítalo Reali; o coordenador de Projetos Especiais, Isidoro Fornari; e o coordenador de Trânsito, Carlos Kayser.

Dos 15 vereadores, 14 participaram: Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), Mariela Portz (PSDB), Éder Spohr (PMDB), Sérgio Kniphoff (PT), Paulo Tori (PPL), Marquinhos Schefer (PMDB), Waldir Blau (PMDB), Waldir Gisch (PP), Fabiano Bergmann, Sérgio Rambo (PT), Ildo Salvi (Rede), Ernani Teixeira (PTB), Nilson Do Arte (PT) e Mozart Lopes (PP). Só Neca Dalmoro (PDT) não se fez presente.

Caumo explicou aos parlamentares as medidas que estão sendo tomadas para desburocratizar alguns serviços prestados pela prefeitura. Também comentou sobre ações desenvolvidas para estimular o empreendedorismo. Ele também promete entregar até o fim de fevereiro um diagnóstico da atual situação do município para reduzir os gastos sem afetar os serviços prestados à população.

O objetivo, segundo ele, é ampliar a capacidade de investimento do município. Além disso, Caumo comunicou que o governo dará início a um grande estudo sobre o Plano Diretor. “Queremos discutir esse tema de forma ampla. Vamos fazer um estudo profundo e colocaremos a discussão para toda a comunidade. Queremos que todos entendam e participem do processo. E a câmara será muito importante nessa discussão por representar a comunidade.”

Já o presidente da câmara, Wladir Blau, agradeceu o convite do Executivo e ressaltou a importância do encontro. “Teremos divergências de ideias, mas a comunidade estará sempre em primeiro lugar”. Blau aproveitou a oportunidade para solicitar ao prefeito que dê andamento à devolução de um terreno que pertence ao Legislativo – hoje em uso pelo Executivo – para a construção da nova sede da câmara.

“A estrutura que ocupamos hoje, além de limitada, tem um grande custo, com o aluguel e a manutenção do prédio. É a própria câmara que paga. Precisamos pensar em um projeto próprio, que gere economia do dinheiro público em médio e longo prazo”. O terreno fica na rua Júlio May, onde por muitos anos funcionou a Praça Mário Lampert, no centro.

Prazo para comissões

Hoje, a partir das 17h, no 3o andar do Genes WorkShop, ocorre a terceira sessão da câmara de vereadores em 2017. São três projetos em pauta. Um deles, de autoria da própria mesa diretora – formada por Blau, Mariela e Salvi – busca alterar o prazo para as comissões internas do Legislativo emitirem parecer às propostas de lei de iniciativa do Legislativo ou Executivo.

Hoje, o prazo para votação dos projetos de iniciativa do Legislativo é considerado indeterminado e, segundo a mensagem justificativa da proposta, “ficam muitas vezes dezenas de projetos de lei para serem votados no fim do ano, o que acaba prejudicando o bom andamento das funções legislativas”. A proposta estipula em 20 dias o período, com exceção àqueles com pedido de urgência, que terão dez dias para análise e redação final do parecer.

As outras duas propostas são de autoria de Rambo, que sugere a concessão do título de Cidadão Lajeadense a Reni Nunes Machado, e de Salvi, sugerindo prazo de 180 dias para a plena estruturação do Sistema Municipal de Cultura. Outra, de Ranzi e que não consta na ordem do dia, prevê que aluguéis pagos pelo governo respeitem o valor máximo determinado pela Comissão de Avaliação de Imóveis.

Acompanhe
nossas
redes sociais