Novos vereadores estreiam no plenário

Lajeado

Novos vereadores estreiam no plenário

Na primeira sessão para cinco parlamentares, noite foi de muitos agradecimentos

Por

Novos vereadores estreiam no plenário
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O primeiro encontro entre os 15 vereadores eleitos para a legislatura de 2017 a 2020 ocorreu ontem. Cinco deles nunca haviam participado de uma sessão plenária e aproveitaram o tempo de sete minutos para agradecer aos eleitores e apresentar as formas das respectivas atuações no Legislativo.

Fabiano Bergmann (PP), Marcos Schefer (PMDB), Eder Spohr (PMDB), Mariela Portz (PSDB) e Nilton do Arte (PT) são os estreantes no Legislativo. Além deles, Neca Dalmoro (PDT), também foi eleita pela primeira vez, mas já havia atuado na câmara como suplente de vereador.

Foi a primeira sessão sob comando da nova mesa diretora eleita na sexta-feira passada. Waldir Blau, agora no PMDB, é o presidente. Ildo Salvi, ex-líder do PT na câmara e agora o único representante do REDE, é o vice. Já a tucana Mariela Portz assume como secretária. Ela deve ser a presidente em 2018, conforme acordo entre partidos.

Entre os estreantes, Mariela foi a primeira a falar. Ela cita a importância de realizar um mandato propositivo e pretende desempenhar as funções legislativas de forma aberta com a comunidade. A vereadora também prestou homenagem ao pai, Delmar Portz, que abriu mão de concorrer e apoiou a candidatura vitoriosa da filha.

“Vou fazer de tudo para representar o partido da melhor forma possível. Durante o ano passado, debatemos muito o apoio ao atual prefeito Marcelo Caumo. Deixo claro aqui, mais uma vez, meu apoio ao governo, composto por gente nova.”

Do Arte agradeceu aos eleitores que o apoiaram, e falou sobre a dificuldade de vencer o pleito para assumir uma cadeira no Legislativo. “A classe política em geral é rotulada como coisas absurdas, que não dá nem para falar. O lajeadense espera que esse rótulo seja mudado. E eu prezo por isso. Estar aqui é um momento de alegria e muita responsabilidade.”

Já o peemedebista Eder Sphor, que em 2012 concorreu a vice-prefeito pela chapa do PP, já trata sobre algumas necessidades de mobilidade urbana, com destaque para a construção de uma nova ponte entre Santa Clara do Sul e Lajeado, próximo ao bairro São Bento. Segundo ele, já foram realizadas reuniões com parlamentares para agilizar o processo.

Marcos Schefer, filho do ex-vereador Antônio de Castro Schefer, que passou por PTB e PMBD, pede urgência na contratação de médicos para postos de saúde do município.

Por fim, o também estreante, Fabiano Bergmann, conhecido como “Medonho”, agradeceu aos eleitores. “Vou representá-los com muito trabalho, honestidade e humildade.”

Nova sede da câmara

O vereador do PPL, Paulo Tóri, ex-secretário de Esporte e Lazer (Sejel) do governo de Luís Fernando Schmidt, falou sobre a importância de construir uma nova sede para a câmara de Lajeado. Hoje, as sessões são realizadas no antigo cinema do Genes WorkShop, e os gabinetes ficam em salas do terceiro e do segundo andar do mesmo prédio.

“Eu tenho dois assessores e não tem nem janela no meu gabinete, além de um computador que pouco funciona”, diz. Ele também criticou alguns colegas parlamentares que não aguardaram por um sorteio para a divisão das salas.

A proposta de construir uma nova sede já foi comentada na segunda-feira pelo presidente do Legislativo. Blau, em entrevista ao A Hora, garantiu que um ofício foi encaminhado ao Executivo, solicitando a devolução da área da antiga Praça Mário Lampert, na rua Júlio May, para a construção do novo prédio. Em 2008, ele estava orçado em R$ 4 milhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais