Eleitos em outubro iniciam mandatos em um cenário de incertezas

Vale do Taquari

Eleitos em outubro iniciam mandatos em um cenário de incertezas

Em Arvorezinha, Jaime Borsatto assume interinamente o comando do Executivo

Por

Eleitos em outubro iniciam mandatos em um cenário de incertezas
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os eleitos em outubro foram empossados ao longo do fim de semana e iniciaram os trabalhos diante das turbulências no cenário econômico e institucional do país. O primeiro dia das novas gestões foi marcado por reuniões com o secretariado e, no caso dos novos prefeitos, de apresentações e conversas com o quadro de servidores.

A exceção ocorreu em Arvorezinha, onde o presidente da câmara, Jaime Borsatto (PP), assumiu a prefeitura interinamente. Borsatto ficará no cargo até o dia 12 de março, data em que ocorre nova eleição para o cargo.

O candidato com maior número de votos em outubro, Sérgio Reginatto Velere (PDT), foi barrado pela Lei da Ficha Limpa e teve o registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A escolha do presidente da câmara ocorreu no domingo, dia 1º, após a posse dos vereadores eleitos.

Borsatto concorreu contra o vereador Nelson de Bona (PDT). Ao assumir o cargo, assegurou a continuidade dos serviços públicos. Enquanto ele estiver à frente do Executivo, a presidência da câmara ficará com o vereador Daniel de Lima (PP).

Em Lajeado, o prefeito Marcelo Caumo e a vice Glaucia Schumacher prepararam uma recepção aos servidores no início da manhã de ontem e distribuíram uma mensagem a cada um. Também foram realizadas reuniões com os secretários. “A partir de agora, vamos realizar encontros com os diferentes setores para começar a etapa de diagnóstico”, afirma.

Em Encantado, Adroaldo Conzatti (PSDB) iniciou o dia de ontem com conversas individuais com cada secretário. À tarde, comandou reunião com todos os servidores.

Prefeito de Arroio do Meio, Klaus Schnack (PMDB) visitou os departamentos da administração e participou da posse da nova gerência da Caixa Federal do município. Ele ainda recebeu visita do deputado estadual Edson Brum (PMDB) e participou da posse do novo presidente do STR.

mapa-com-prefeitosSegundo mandato

Em oito municípios do Vale, os prefeitos começaram ontem o segundo mandato. São eles, Marcelo Portaluppi, de Vespasiano Corrêa; Celso Kaplan, de Imigrante; Luiz Reginatto, de Canudos do Vale; Emanuel de Jesus, de Taquari; Elir Sartori, de Sério; Rafael Mallmann, de Estrela; Lourival Seixas, de Muçum; e Vanderlei Markus, de Paverama.

Rafael Mallmann, eleito com o maior percentual entre os prefeitos da região, com 68,7% dos votos, cumpriu agenda interna com os secretários no primeiro dia do novo mandato. Segundo ele, nos dois primeiros meses do ano, será concluído o planejamento da gestão. “Vamos colocar dentro do orçamento as prioridades para cada ano da administração.”

Arrecadação em queda

Seja no primeiro ou no segundo mandato, os gestores dos próximos quatro anos enfrentarão um cenário de dificuldade diante da queda nas arrecadações municipais.

Estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que quase a metade dos municípios brasileiros gastou mais do que arrecadou em 2016.

Presidente da entidade, Paulo Ziukolski acredita que o cenário se agravará com os resultados da PEC do Teto, que congelou os gastos do governo federal para os próximos 20 anos.

Para Ziukoski, a lei aprovada em dezembro reduzirá ainda mais os repasses dos programas da União. “Dessa forma, a tendência é de redução dos serviços públicos.”

A Famurs prepara para fevereiro um seminário de orientação aos novos gestores. Com o tema “Reconstruindo o Brasil a partir dos municípios”, o evento ocorre entre os dias 15 e 16, em Porto Alegre.

Acompanhe
nossas
redes sociais