Amvat define novo presidente na quinta-feira

Vale do Taquari

Amvat define novo presidente na quinta-feira

Os prefeitos eleitos definem o novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) nesta quinta-feira. A escolha ocorre durante assembleia. Um dos nomes mais cotados para assumir a presidência é do prefeito de Estrela, Rafael Mallmann (PMDB).…

Por

Amvat define novo presidente na quinta-feira
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os prefeitos eleitos definem o novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) nesta quinta-feira. A escolha ocorre durante assembleia. Um dos nomes mais cotados para assumir a presidência é do prefeito de Estrela, Rafael Mallmann (PMDB).

Um acordo da entidade determina que os quatro partidos com maior número de prefeitos eleitos revezem a presidência durante os quatro anos. Neste caso, para 2017, compete ao PMDB a indicação. O partido comandará 16 municípios do Vale. O próximo mandato seria responsabilidade do PP, segunda legenda com maior número de gestores.

Um pré-acordo do PMDB regional estabelece a indicação de Mallmann para ocupar o cargo. A informação não foi confirmada por líderes peemedebistas.

Segundo o prefeito eleito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, a coordenadoria regional do partido iria se reunir na noite de ontem. O tema não estava previsto para ser abordado. Conforme ele, há uma tendência na indicação de prefeitos reeleitos, por isso, o nome do gestor de Estrela pode estar entre os cogitados.

“Não há nada definido”

Rafael Mallmann afirmou que não existe definição. Na avaliação dele, é necessário debater se manterão o modelo de escolha ou adotarão outro mecanismo. Caso seja mantido o formato em vigor, caberá ao partido fazer a indicação.

De acordo com ele, os prefeitos ainda não se reuniram para decidir. Um encontro entre os gestores peemedebistas ocorre na quinta-feira.

Segundo ele, os boatos em torno do seu nome podem ser resultado de uma articulação dos próprios companheiros do partido. “Venho de uma reeleição. A grande maioria dos prefeitos que assumirá o mandato tem um primeiro ano de reestruturação do governo. Então estão cogitando meu nome.”

Caso não seja indicado, trabalhará na entidade para estimular pautas regionais. “Precisamos trabalhar de forma conjunta e consorciada para reduzir os custos. As dificuldades financeiras estão chegando para todos os municípios.”

Assembleia

A programação da assembleia da Amvat é voltada aos prefeitos eleitos e aos que finalizam mandato. O encontro ocorre na sede da entidade em Estrela a partir das 14h. Durante a reunião, será realizada palestra com o advogado da Consultoria em Direito Público, Glademir Chiele.

Acompanhe
nossas
redes sociais