Hauschild pretende reduzir três secretarias

Cruzeiro do Sul

Hauschild pretende reduzir três secretarias

Série de ajustes procura diminuir despesas e manter finanças públicas em equilíbrio

Por

Hauschild pretende reduzir três secretarias
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Medidas para reduzir despesas da máquina pública serão adotadas pelo prefeito eleito, Lairton Hauschild (PSDB). Para conter gastos, ele unificará secretarias e cortará quase 50% dos CCs. Todos os contratos de prestação de serviço e manutenção serão revistos. Aqueles  considerados desnecessários podem ser cancelados.

Segundo ele, por enquanto, as finanças municipais estão em equilíbrio, mas exigem ajustes. Para manter esse cenário, pelo menos, três pastas serão absorvidas e, no mínimo, 30 CCs serão cortados. Hoje, 65 CCs compõem a administração.

Hauschild não mencionou quanto a economia deve gerar. Segundo ele, a equipe de transição trabalha no levantamento de dados. Após ter em mãos todos os documentos, conseguirá precisar o valor.

O orçamento projetado para 2017 é de R$ 30,5 milhões. Cerca de 40% da arrecadação do município é oriunda da Agricultura. Setor deve receber incentivos a partir do próximo ano. O novo governo irá trabalhar na regularização da área do Distrito Industrial. Desde o ano passado, local aguarda liberação do Ministério do Meio Ambiente. Entrave inviabiliza ampliação de empresas e instalação de novos empreendimentos.

Hauschild promete manter um relacionamento diferente com o vice-prefeito, João Dullius. De acordo com o tucano, Dullius desempenhará um papel de supervisor das ações da administração. Fiscalizar o trabalho dos secretários, acompanhar a execução de obras e ser o porta-voz do Executivo. “Nós vamos trabalhar unidos. O vice -prefeito precisa ter uma atribuição dentro da administração.”

“Prefeito anuncia secretariado até 15 de dezembro

A Hora – A maioria dos prefeitos eleitos da região tem anunciado redução de secretarias e de CCs. De que forma projeta a formação do secretariado a partir de 2017? Terá redução de secretarias?

Lairton Hauschild – Vamos reduzir de oito para cinco secretarias. Elas não serão reduzidas ou excluídas, serão absorvidas por outras. No futuro, se a condição financeira melhorar, podemos ampliar o número de pastas.

Quando pretende anunciar o secretariado?

Hauschild – No mais tardar até o dia 15 de dezembro. Estamos fazendo alguns ajustes e verificando alguns nomes. Queremos anunciar quando estiver 100% definido.

Qual critério para definir os nomes?

Hauschild – Estamos sendo estratégicos e buscando nomes com conhecimento técnico da área.

Quais secretarias serão unificadas?

Hauschild – Vamos unificar Estradas e Obras, Saúde e Assistência Social. Agricultura será respondida por um cargo concursado. A pasta não terá secretário, ela será gerenciada por um funcionário de carreira. Qualquer secretário pode assinar como responsável.

Qual a economia prevista com essas medidas?

Hauschild – Hoje não tenho os números exatos. Um secretário ganha hoje em torno de R$ 6 mil. Os CCs não sei precisar, por serem vários níveis e recebem valores diferentes. Até dia 10 teremos essas informações e o número de cargos preenchidos com CCs. Ainda estamos fazendo a transição e solicitamos algumas informações.

Como está a relação entre você e o prefeito César Marmitt, durante a transição, em especial, depois do racha que ocorreu no meio da gestão?

Hauschild – A partir do momento que você se torna gestor, é necessário ser profissional. Fomos bem recebidos pela administração. O prefeito sugeriu que os novos secretários se reúnam com os atuais gestores das pastas para receber as informações. O processo está bem acessível.

Qual situação financeira do município para os próximos anos?

Hauschild  – É bem delicada. Ela está equilibrada, mas são necessários alguns ajustes.

O distrito industrial ainda não teve liberação pelo Ministério do Meio Ambiente. O entrave impede empresários de obter a matrícula individual dos lotes. Qual seu projeto para regularizar área e atrair novos empreendimentos?

Hauschild – Uma das primeiras prioridades será manter as empresas instaladas hoje. Tivemos reunião com empresários e eles mostraram a intenção de dobrar a produção, para isso, precisam ampliar a área. Dessa forma, nosso primeiro passo será regularizar a área. Logo após, vamos atrair novas empresas. Essa medida permite o aumento da arrecadação e da geração de empregos.

Qual esforço será feito para realizar melhorias e tentar retomar os procedimentos do bloco cirúrgico?

Hauschild – O primeiro passo será conversar com a direção do hospital, juntamente com a equipe para verificar como proceder. Nossa prioridade é dar continuidade ao hospital e melhorá-lo. A liberação do bloco cirúrgico é para ontem. Assim que assumir, analisaremos como agir e dar andamento na reforma do oficial.

Acompanhe
nossas
redes sociais