Mesários recebem treinamento eleitoral

Lajeado

Mesários recebem treinamento eleitoral

Instruções serão repassadas em oito cidades da comarca de Lajeado até o dia 22

Por

Mesários recebem treinamento eleitoral
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Cerca de 60 mesários participaram ontem de treinamento promovido pela Justiça Eleitoral. Além de orientações sobre os procedimentos a serem adotados no dia das eleições, eles receberam um manual sobre o pleito.

Nas 26 páginas, estão instruções sobre o funcionamento da urna eletrônica, preparação do espaço de votação e o repasse dos resultados.

O treinamento se estende até o dia 22 em oito municípios da 29ª Zona Eleitoral. Lajeado foi o primeiro da comarca a receber o encontro.

Também haverá treinamentos em Cruzeiro do Sul, Canudos do Vale, Forquetinha, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério e Marques de Souza.

O juiz eleitoral responsável pela comarca, Luís Antônio de Abreu Johnson, acompanha as reuniões e esclarece dúvidas sobre o procedimento e atuação dos participantes. A medida é destacada por ele como forma de garantir a atuação e facilitar o processo eleitoral. Estima que 10% do total de mesários é composto por novos mesários.

Johnson ressalta o uso do cadastro biométrico por 12 mil dos 58 mil eleitores da maior cidade da região. Para ele, a modalidade de cadastro é uma evolução do sistema eleitoral. Na comarca, afirma, só Lajeado e Cruzeiro do Sul ainda têm sistemas mistos por trocas de sessão ou transferências do título de eleitor.

Mesária faz 39 anos

Entre os participantes do treinamento esteve Jane Elisa Wagner, de Estrela. Para ela, o dia das eleições é uma data especial, a qual se dedica faz 39 anos.

A primeira vez em que atuou na função foi depois de fazer o título eleitoral. Desde lá, o voluntariado se tornou uma prática. Segundo ela, o processo deste ano está menos trabalhoso. “Com a informatização, acho que as pessoas dão mais crédito também.”

Onde participar:

Lajeado: treinamentos no auditório da prefeitura, entre 8h15min e 11h30min. As reuniões iniciaram ontem, 5, e se estendem até segunda-feira, 12.

Cruzeiro do Sul: os dois encontros no município ocorrem na escola João de Deus no dia 13. O primeiro inicia às 8h15min, para as sessões 1 a 22. À tarde, entre 13h30min e 17h, das sessões 23 e 355.

Canudos do Vale: treinamento ocorre na escola Frei Vicente Kunrath no dia 14, entre 9h e 11h30min.

Forquetinha: reunião com os mesários ocorre no dia 15, no auditório da prefeitura, das 8h30min às 11h30min.

Progresso: atividade ocorre no dia 16, no auditório da prefeitura, das 9h às 11h30min.

Santa Clara do Sul: o treinamento ocorre no dia 19, entre 8h30min e 11h30min, no auditório da prefeitura.

Sério: atividade ocorre no dia 21, entre 9h e 11h30min, na escola Pedro A. Muller.

Marques de Souza: treinamento ocorre no dia 22, entre 8h30min e 11h30min, na escola Carlos Gomes.

Acompanhe
nossas
redes sociais