A Hora encomenda pesquisa eleitoral

Lajeado

A Hora encomenda pesquisa eleitoral

Trabalho será realizado pela Methodus. Primeiro resultado sai na próxima semana

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A Hora encomenda pesquisa eleitoral
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A direção do A Hora anuncia a produção de duas pesquisas de intenção de votos em setembro. O contrato com o Instituto Methodus prevê duas entrevistas com até 400 moradores cada, com perguntas espontâneas – quando não são citados os nomes dos postulantes – e estimuladas sobre a preferência dos eleitores lajeadenses para os cargos de prefeito e vice.

De acordo com a direção do jornal, a publicação do primeiro resultado ocorre na próxima semana. “O serviço prestado por uma pesquisa técnica, científica e isenta, é informar o cenário momentâneo”, diz o diretor-geral, Adair Weiss, durante encontro realizado ontem com os diretores do instituto, José Carlos Sauer e Jefferson Jaques, na sede do jornal.

A pesquisa quantitativa, explicam os representantes do instituto, consiste na realização de entrevistas pessoais, com aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Já a margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. “Para a realização da pesquisa será utilizada uma equipe de pesquisadores e supervisores devidamente treinada para este trabalho”, comenta Jaques.

“Em circunstâncias de disputa acirrada, onde cada agremiação partidária propaga vantagens a seu favor, a relevância de uma pesquisa séria se acentua e evita que o eleitor fique às margens da verdade ou pelos números seletivos das partes interessadas”, complementa Adair Weiss.

Ainda de acordo com o diretor-geral, a pesquisa eleitoral em Lajeado não trará o resultado de urna, mas sim um indicador daquilo que expressa o eleitorado nesse momento da campanha. Para ele, o resultado das amostras também servirá aos partidos, que poderão embasar o trabalho e as estratégias.

Para o diretor de conteúdo do A Hora, Fernando Weiss, as duas pesquisas a serem publicadas não se tratam do principal assunto editorial do periódico. “É um assessório importante da cobertura, que leva um parecer fiel sobre como está a disputa dos votos na cidade”.

Segundo ele, o conteúdo de maior relevância é produzido desde a semana passada com candidatos a prefeito dos principais municípios do Vale do Taquari, questionando planos de governos e as efetivas propostas dos candidatos, com base em temas e assuntos emergentes das cidades. “Damos espaço para apresentarem seus projetos. Após as eleições, servirá de subsídio para o eleitor cobrar.”

Mais detalhes

Além de questionar as preferências partidárias e nominais dos eleitores, a pesquisa fará um raio x de todos os entrevistados. Idade, escolaridade, número de pessoas que vivem na mesma casa, soma da renda da família, atividade profissional e endereço completo. “Após a pesquisa, é possível fazer uma triagem para comprovar a veracidade das respostas”, informa Sauer.

O diretor informa ainda que cada eleitor receberá um disco com o nome de todos os três postulantes à majoritária. Com isso, informa ele, é menor o risco de estimular o entrevistado a escolher por um dos candidatos. “Se fizer uma lista, sempre haverá um nome antes do outro, e isso pode influenciar de alguma forma o eleitor.”

O Instituto

O Instituto Methodus foi criado em 1995. Hoje, presta consultoria e realiza pesquisas para órgãos governamentais e empresas de diferentes áreas de negócios. Srgundo a direção, a empresa trabalha para oferecer informações precisas e exclusivas aos clientes, com resultados que vêm tornando a instituição referência em pesquisa de mercado no sul do país.

“Um dos fatores importantes sobre a decisão de publicar pesquisas é a credibilidade e a reconhecida seriedade do Instituto Methodus, o que garante lisura, ética e transparência na coleta de dados, tabulação do resultado e divulgação no jornal”, salienta Fernando Weiss.

Entre os clientes do instituto que constam no site oficial da empresa, diversos veículos de comunicação, como Zero Hora, Grupo RBS, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (Adi/RS). Já entre entidades, destaque para Agergs, Sindilojas Porto Alegre e Fiergs.

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