Frio e superpopulação matam peixes

Lajeado

Frio e superpopulação matam peixes

Governo prevê Torneio Esportivo de Pesca para “oxigenar” lagoa do Parque dos Dick

Frio e superpopulação matam peixes
Lajeado

A temperatura baixa da água e o excesso de peixes da espécie tilápia são as causas apontadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para justificar a morte de peixes na lagoa do Parque Professor Theobaldo Dick. Nesse domingo, pessoas que passeavam próximas ao local reclamavam do mau cheiro. Ocorrência de florações de cianobactérias também preocupa ambientalistas.

“É uma pena ver cenas como essa. Pois estamos em um dos locais mais bonitos da cidade. Meu filho logo perguntou se era pela água suja. Ao menos é essa a nossa primeira impressão”, relata a comerciante Vania Santos Alvarez, 36, moradora de Lajeado.

De acordo com o secretário da Sema, José Francisco Antunes, as mortes de peixes naquele local são consideradas normais, desde que em baixa escala. “Geralmente os peixes aparecem mortos no arroio, e não na lagoa. Estamos acompanhando esses casos”, salienta.

Para Antunes, a causa mais provável para as mortes verificadas nesse fim de semana está relacionada à temperatura da água. Segundo estudos, quando chega perto dos 14°C, os peixes da espécia tilápia morrem, seja pela falta de oxigênio ou condições que propiciam a formação de fungos e bactérias. “Os pontos mais quentes da lagoa estão com excesso de animais”, observa.

Ainda de acordo com o secretário, as tilápias são peixes exóticos e têm como habitat natural regiões tropicais. “Não são típicos aqui da região. Não deveriam estar ali, até porque não são assexuados, e isso contribui para uma reprodução excessiva. Ao contrário de outros, como a carpa”, sustenta o responsável pela defesa do meio ambiente no município.

[bloco 1]

“Planejamos um torneio de pesca”

Antunes comenta que o excesso de tilápias e outras espécies exóticas é recorrente há anos. A última retirada de animais do lago do Parque dos Dick teria ocorrido ainda na gestão passada. Para atualizar essa medida, o secretário planeja a realização de um torneio de pesca esportiva, ainda sem data definida.

“Seria uma forma de gerar entretenimento para a população de Lajeado e região, e ao mesmo tempo dar uma oxigenada na lagoa do parque, evitando assim que ocorram novas mortes pelo excesso de animais”, explica Antunes.

Para o secretário, a superpopulação de peixes aumentou ainda mais com a recente enchente que inundou o Parque dos Dick. “Eu diria que há dez peixes para o espaço onde caberia apenas um. É demais, ainda mais envolvendo espécies típicas de criadouros”, salienta. Nas próximas semanas, a Sema deve divulgar mais detalhes sobre o torneio de pesca esportiva.

Peixe veio da África

Diferente das tilápias, as carpas sobrevivem até mesmo quando a água congela. Essa espécie também se alimenta com facilidade em temperaturas de 6ºC. Já as tilápias – um peixe originário da África, mais adaptável ao clima tropical do que ao subtropical – só respondem bem à alimentação com temperaturas entre os 24ºC e 26ºC.

Acompanhe
nossas
redes sociais