Aliados e opositores dialogam por consenso

Vale do Taquari

Aliados e opositores dialogam por consenso

Em três cidades, eleição pode ter chapa única

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ao menos três cidades articulam a possibilidade de ter só um candidato às prefeituras em outubro. Os municípios mais avançados nesse sentido são Westfália e Canudos do Vale. Na primeira, o nome do atual vice-prefeito Otávio Landemeier (PMDB) é o cotado para encabeçar a chapa. Já em Canudos do Vale, as negociações ainda não apontam o nome de consenso entre PMDB e PP.

Em Westfália, Landmeier será acompanhado por Eranete Grave (PDT). O partido da candidata a vice é o único que não participa da administração atual, encabeçada por Sérgio Marasca (PT). Esta será a segunda vez consecutiva que o município não terá concorrência ao pleito municipal.

Além da eleição majoritária, as negociações também apontam para uma candidatura conjunta à câmara de vereadores. Segundo o presidente do PT de Westfália, Cleomar Trapp, a tendência é de que 18 candidatos concorram às nove cadeiras do Legislativo.

Ao longo dos últimos quatro anos, o atual mandatário, Sérgio Marasca (PT), encarou um Legislativo favorável. Dos nove vereadores, apenas três são filiados ao PDT, partido sem representação no Executivo. Mesmo assim, os trabalhistas sinalizam com a participação no próximo governo.

Confirmando a chapa única, Westfália unirá reconhecidos adversários no cenário nacional. Isso porque além de peemedebistas, petistas e trabalhistas, a composição ainda contará com o apoio do PP e do PSDB.

[bloco 1]

PMDB não abre mão da cabeça de chapa em Canudos

O cenário de Westfália se repetirá em Canudos do Vale. Um acordo entre PMDB e PP garantirá a reeleição do atual prefeito Luiz Reginato (PMDB) e do vice Vilson Schmidt (PDT). Os progressistas abriram mão de qualquer participação na chapa, concordando em receber secretarias para apoiar a candidatura peemedebista.

O mais receoso em confirmar o acordo é o presidente do PMDB, Paulo Bergmann. “Nada está 100%, pois depende das convenções de julho.”

Mesmo asism, o presidente do PP, Heitor Wunder, confirma o acerto. Wunder vai além e afirma que a chapa também será unificada para concorrer à câmara.

PP resiste à medida em Coqueiro Baixo

Os políticos do município também estudam lançar uma chapa unificada para a prefeitura. A proposta incentivada pelo presidente do PDT, Gumercindo Zambiasi, encontra certa resistência. Reuniões entre os líderes de PP, PSDB, PMDB e PT já foram realizada para articular a possibilidade.

Uma nova reunião está marcada para hoje, quando serão feitas as tentativas de aparar as arestas. O principal entrave para a criação de uma chapa única é a posição do PP, que só aceita o acordo se encabeçar a chapa.

A indicação do candidato à prefeitura é considerado uma forma de pagar uma dívida segundo o presidente do partido, Irineu Rizzi. “Oito anos atrás eles quebraram o acordo na hora de nos indicar. Então não abrimos mão da cabeça de chapa.”

Acompanhe
nossas
redes sociais