Treinamento ensina socorro a crianças

Teutônia

Treinamento ensina socorro a crianças

Programa inédito prepara alunos da Educação Infantil com medidas de segurança

Treinamento ensina socorro a crianças

Os alunos da escola de Educação Infantil Azaleia, do bairro Teutônia, participam de treinamento inédito na cidade.

O Corpo de Bombeiros Voluntários (CBVT) elaborou e inseriu programa para ensinar sistema de segurança em caso de incêndio ou acidente.

A iniciativa serve para aproveitar o desenvolvimento cognitivo e preparar os estudantes em caso de emergência. A primeira etapa iniciou em abril com a qualificação dos professores no combate a sinistros e primeiros socorros.

Conforme o tesoureiro do grupo de voluntários, Markyson Marques, o projeto foi elaborado e adaptado no ano passado, com base em informações de outros países. Hoje, são atendidas cerca de 40 crianças e a formatura está prevista para agosto. “Já atendemos mais de 150 alunos com idade acima dos 7 anos. O desafio agora é mostrar conceitos de segurança a crianças com até 5 anos”.

Para Markysson, a dificuldade é apresentar uma linguagem compatível com a faixa etária. Para isso, aproveitam momentos como a hora do conto para explicar as funções dos bombeiros. O desenho animado A Brigada do Mickey, de Walt Disney, também colabora para os ensinamentos. Hoje o projeto será apresentado em uma escola de Educação Infantil de Canabarro e o objetivo é expandir. “Além da segurança, o carinho das crianças nos motiva a continuar”, diz.

Para a coordenadora pedagógica, Eliane Post, o teatro e a simulação de acidente demonstraram que os alunos podem aprender e contribuir em situações de emergência ou urgência. Segundo ela, as crianças recebem informações de forma lúdica e se mantêm tranquilas. “Nenhum deles chorou ou ficou nervoso.”

O trabalho é a longo prazo e a meta é criar uma simulação de incêndio, com cautela, para ensinar o que acontece e o que fazer. Outras orientações como cuidados no trânsito, manter a distância de objetos ou produtos que possam fazer mal também foram enquadrados no programa.

Eliane sente que o desenvolvimento cognitivo das crianças é propício para tais ensinamentos. Além disso, tem orgulho de coordenar a primeira escola a receber o Programa Brigada Mirim, para crianças de até 5 anos. “Em 31 anos de escola é um desenvolvimento muito importante para quando eles forem jovens e adultos.”

Acompanhe
nossas
redes sociais