Senado aprova lei que obriga o uso de faróis durante o dia

Vale do Taquari

Senado aprova lei que obriga o uso de faróis durante o dia

Norma já cobrada para motocicletas valerá para os demais veículos

Senado aprova lei que obriga o uso de faróis durante o dia
oktober-2024

Projeto aprovado pelo Senado na semana passada obrigará os condutores a dirigirem com os faróis baixos durante o dia.

De acordo com a proposta, quem não cumprir a determinação será multado em cerca de R$ 85 e perderá quatro pontos na carteira. A proposta depende de sanção presidencial.

O texto não é uma novidade, pois desde 1998 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) orienta o uso dos faróis durante o dia. Os autores da matéria defendem que a medida, já obrigatória para os motociclistas, reduzirá os riscos de acidentes fatais.

O diretor de ensino de motoristas, César Luís Schardong, vai na mesma linha e defende a obrigação como necessária. “No Brasil um dos maiores índices de acidentes são de colisões frontais. Em 2011 no RS, 97 pessoas morreram nesses choques. Os faróis ligados podem diminuir isso”, acredita.

No Vale do Taquari, 230 pessoas morreram em colisões frontais entre os 2007 e 2013 segundo os dados do Detran. O número equivale a 40% das mortes em trânsito da região no período. Logo atrás vem as mortes por atropelamento, que representam 21%. Durante os seis anos, 650 pessoas do Vale morreram em acidentes de trânsito.

Na avaliação de Schardong, isso comprova a necessidade de adotar a medida aprovada no Senado. “Traz mais segurança, pois normalmente as pessoas não identificam o veículo que está a vindo a uma distância considerável”, diz.

Para o diretor, a aplicação de multa também é uma forma de melhorar a educação dos condutores. “No momento que falha o processo educativo, o processo punitivo acaba prevalecendo”, afirma. Schardong ressalta ainda a pouca preocupação dos candidatos a motoristas com as questões de segurança. “O aluno de autoescola se preocupa mais com a prova e não em assimilar o processo de proteção individual.”

Especialista contesta medida 

O otimismo de Schardong não encontra eco na avaliação do engenheiro especialista em Segurança do Trânsito, Mauri Panitz. Na avaliação dele, a aplicação de multa não evitará acidentes. “Acredito que terá pouca efetividade, pois a maioria não acontece por problemas de visibilidade, mas sim por imprudência.”

Panitiz também critica o uso da punição financeira como principal meio de conscientização do motorista. “Vai criar mais uma forma de faturamento e não de educação. Se ao invés de aplicar multa, optassem por dar advertência verbal e por escrita, o efeito seria mais positivo”, afirma o engenheiro.

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