Obras de canalização na av. Pasqualini dificultam o tráfego

Lajeado

Obras de canalização na av. Pasqualini dificultam o tráfego

Tubulação evitará alagamentos na futura sede dos Correios

Obras de canalização na av. Pasqualini dificultam o tráfego
Lajeado

Parte pista na av. Senador Alberto Pasqualini está interrompida desde a manhã de ontem. Os motivos são as obras para instalação da rede pluvial.

Alguns engarrafamentos em horários de pico foram registrados e, com orientação do Departamento de Trânsito, motoristas tiveram de invadir a pista contrária para prosseguir.

O trecho de 150 metros vai do Posto Fascina até a futura sede dos Correios, em frente ao Hotel Aspen, perto do trevo da BR-386 – local com problemas de inundações.

Segundo comerciantes, a cada chuva forte, a água invadia calçadas e prédios próximos devido à falta de vazão da rede de escoamento. O único bueiro ficava próximo ao posto. A obra foi solicitada conforme uma parceira entre poder público e privado. O comerciante João Neto, proprietário do prédio onde será instalado a Agência dos Correios, afirma que se tornou imprescindível a construção de uma rede pluvial em frente ao prédio.

O local, onde antes funcionava uma loja de materiais de construção, era frequentemente invadido pela água. “Perdíamos pouco, mas agora é impossível não ter esta tubulação em frente da agência.” Segundo Neto, após a conclusão da rampa para cadeirantes, será feita a vistoria, prevista para a próxima quinta-feira. A inauguração oficial da nova agência dos Correios ocorre no dia 16.

Neto afirma que fez um investimento de R$ 5 mil para comprar canos de concreto. “Era a única forma de construir esta rede de forma rápida”, conta. A mão de obra ficou por conta da Secretaria de Obras. Segundo o secretário Osmar Rossner, a previsão era de 200 metros de canalização, mas esse número foi encurtado para 150.

Conta que engenheiros encontraram outra rede próxima da igreja do bairro São Cristóvão, que serviu para interligar com a nova canalização. O secretário confirma ainda que os trabalhos deverão seguir durante a noite para evitar mais transtornos no trecho classificado como um dos mais complicados em horários de pico.

Rotas alternativas

De acordo com o auxiliar de coordenação de Trânsito, José Becker, a lentidão no tráfego deve ser normalizada atéamanhã. “Havíamos previsto três dias de obras, mas o tempo pode ser encurtado.”

Conforme o Departamento de Trânsito, mesmo com a previsão de as obras encerrarem hoje, é preciso evitar o trecho da av. Pasqualini das 8h às 9h e da 18h às 20h. Algumas rotas alternativas para ir ao outro lado da BR-386 podem ser adotadas, não só no período da obra, mas em todos os horários mais movimentados.

A rua Nossa Senhora do Caravágio, continuação da Rua 17 de Dezembro, é uma delas. Trata-se de um viaduto que atravessa a BR em direção ao Parque do Imigrante. Outra possibilidade para quem necessita ir aos bairros São Cristóvão e Universitário é a rua Bento Rosa, que passa por baixo da BR e costeia o Rio Taquari. Há também a opção de seguir pela rodovia federal e adentrar na RS-130, em direção ao Posto do Arco, no bair

Acompanhe
nossas
redes sociais