Fim do cadastro movimenta cartórios

Vale do Taquari

Fim do cadastro movimenta cartórios

Cerca de 1,5 mil eleitores têm até amanhã para solicitar, transferir ou alterar título

Fim do cadastro movimenta cartórios

Os sete cartórios do Vale do Taquari projetam aumento nos atendimentos em função do fechamento do cadastro eleitoral. Eleitores têm até amanhã para solicitação de um novo título, transferência para outra cidade ou alteração do local de votação (dentro do mesmo município).

Conforme levantamento do A Hora, mais de mil pessoas devem buscar atendimento nos próximos dois dias. Maior procura deve ser registrada no cartório de Lajeado. A chefe Maria Betânia Rohde projeta cerca de 400 atendimentos. “Por mais que comentamos, as pessoas costumam deixar para a última hora.”

A opinião é semelhante à do chefe de cartório de Arroio do Meio, Renato Oliveira de Azevedo. “A mentalidade das pessoas é deixar para o prazo final.” No fim de semana, o cartório arroio-meense realizou atendimento especial, mas a procura ainda foi baixa. “Vieram só 25 pessoas. Esperávamos mais.”

Em Teutônia, são aguardadas mais de 300 pessoas. “Aumenta bastante a procura nos últimos dias”, destaca o chefe Alex Sandro da Silva Ruscchel. Nos cartórios de Estrela, Taquari e Encantado, os responsáveis esperam mais de 600 pessoas.

Situação diferente vive o cartório eleitoral de Arvorezinha. Com o recadastramento biométrico concluído em março, a chefe, Ângela Chiaramonte, aguarda pouco movimento. “Esperamos, no máximo, 60 pessoas nos últimos dois dias.”

Fim de semana de atendimentos

Para auxiliar na atualização dos dados, os cartórios eleitorais abriram no fim de semana. Nos sete estabelecimentos do Vale do Taquari, foram realizados 496 atendimentos no sábado e domingo. A maior procura era por transferências do título para outras cidades, correspondendo quase à metade dos atendimentos. Cerca de 120 novos títulos também foram feitos no fim de semana.

Saiba mais

Interessados em solicitar o título de eleitor precisam apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. Os homens necessitam ainda do certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação de serviço alternativo.

Para os serviços de transferência, alteração do local de votação (dentro da mesma cidade) e alteração ou correção de nome, é preciso apresentar comprovante de três meses de residência fixa no município, carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e título anterior.

Acompanhe
nossas
redes sociais