Empresa neutraliza emissão de carbono

Teutônia

Empresa neutraliza emissão de carbono

Serraria Travessão adota conceito ambiental e recebe selo de sustentabilidade

Empresa neutraliza emissão de carbono
oktober-2024

Com uma área de vegetação nativa conservada equivalente a mais de 3,6 mil árvores e 735 toneladas de carbono equivalente (CO2e) neutralizadas, pela quarta vez consecutiva, a Serraria Travessão, de Teutônia, recebe o selo de Carbono Neutro, do Programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel e Max Ambiental.

Nesta etapa, a empresa que produz paletes de madeira para a construção civil conservou 1.320 árvores, o que neutraliza a emissão 263,97 toneladas de CO2e. O recebimento da distinção resulta publicação do selo em notas fiscais, nos caminhões e também na página da internet da serraria.

“Clientes nos questionam e ficam impressionados com a sustentabilidade existente na serraria. Esta certificação obtida pela parceria com a Certel, além de contribuir com o ambiente, também melhora a nossa visibilidade”, diz o proprietário Fernando da Costa.

Segundo ele, a preocupação socioambiental perpassa todos os setores da empresa, hoje com 37 funcionários. A abrangência da serraria engloba todo o RS. Além dos paletes, também comercializa subprodutos, como cavacos e serragem, que hoje representa 40% do faturamento. “Todas as sobras são aproveitadas de alguma maneira”, garante.

A empresa foi a primeira do segmento no país a conquistar o selo Carbono Neutro, e todas as ações visam conciliar a produção com medidas ecológicas. Tanto que a serraria encontrou nos cavacos e na serragem destinados para indústrias do ramo alimentício possuidoras de caldeiras, um amplo nicho de mercado.

Após investir em estrutura e equipamentos, como picador e peneirador de serragem, passou a adquirir sobras de outras serrarias. A casca gerada na madeireira, que é peneirada para a serragem ficar limpa, é destinada para uma indústria de compostagem em Montenegro, a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), que a transforma em adubo orgânico, afirma Costa.

Eficiência energética

Outra atenção é dada à tecnologia, tendo em vista que equipamentos obsoletos foram substituídos por máquinas de alto rendimento, possibilitando melhor eficiência energética. Segundo ele, o mercado está cada vez mais exigente quanto à origem dos produtos que consome. A própria renovação da Licença de Operação da serraria depende da destinação dos resíduos.

Acompanhe
nossas
redes sociais