Coordenadoria contesta falta de vacinas

Vale do Taquari

Coordenadoria contesta falta de vacinas

Alegando baixo estoque, Lajeado cancelou Dia D contra gripe no fim desta semana

Coordenadoria contesta falta de vacinas

A justificativa adotada pela governo de Lajeado para o cancelamento da edição local do Dia D contra a gripe, neste sábado, 30, foi criticada por representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A decisão havia sido tomada na quinta, 28, sob alegação de baixo estoque de vacinas no município.

Segundo o coordenador da 16ª CRS, Vitor Hugo Gerhardt, o município recebeu pouco mais de 15 mil das 19 mil unidades previstas até o fim da campanha. Além do montante, indica a possibilidade de retirada de complemento das vacinas durante o próprio Dia D. “É uma decisão deles, acredito que a coordenadora teria condições de abastecer.”

De acordo com Gerhardt, até o fim desta semana, 70 mil unidades da vacina haviam sido recebidas pela 16ª CRS. Nos 37 municípios atendidos pela regional, pelo menos 92 mil pessoas se enquadram nos grupos de risco priorizados durante a campanha. Até a manhã desta sexta-feira, cerca de 26 mil haviam sido imunizadas. A meta alcança 80% do total.

Para ele, a decisão de Lajeado não deve influenciar nos índices atingidos pela regional, devido à taxa de aplicações registradas na primeira semana de campanha. Com a mobilização, salienta, cria-se a possibilidade de levar o serviço a tralhadores que se enquadram nos grupos de risco. Para garantir o abastecimento durante o Dia D, 20 mil doses haviam sido entregues na quinta-feira e outras cinco mil, na sexta-feira.

Decisão facultativa

O secretário de Saúde de Lajeado, Glademir Schwingel, minimiza os efeitos do cancelamento da ação. Salienta a possibilidade de se desenvolver medidas no modelo em outras duas datas, além da operação em horário estendido até as 19h no posto de saúde do centro durante a semana.

Ele discorda do número apresentado pela coordenadoria. Pelas contagens do município, sete mil vacinas haviam sido retiradas até a metade da semana e outras cinco mil na sexta-feira. Segundo ele, a procura pelo serviço no município levou à imunização de 40% da meta estipulada para o município nos primeiros dias da campanha.

De acordo com o secretário, o panorama foi repassado ao órgão estadual, porém, a falta de garantias de abastecimento e a logística necessária para desenvolver a ação levaram ao cancelamento. “Corríamos o risco de ter filas e faltar vacinas. Não poderíamos correr esse risco.”

Com a demanda e os estoques reduzidos, afirma, entre quinta e sexta-feira, as aplicações foram restritas aos postos do centro, São Cristóvão e Montanha. Elas devem ser retomadas nas outras unidades a partir de segunda feira. A exceção é o posto do bairro Universitário.

Panorama no estado

No RS, foram recebidas 2,5 milhões de doses da vacina. O índice é 70% do total esperado para toda a campanha. Segundo nota da Secretaria de Saúde, 24% da população enquadrada nos grupos de risco foi vacinada até o momento e outras 1,2 milhão de doses devem complementar o estoque atual.

Durante apresentação do Boletim Epidemiológico Estadual, divulgado nesta semana, foram confirmados 25 mortes relacionadas à influenza. Dessas, 23 foram atribuídas à variação de gripe A (H1N1) e duas ao A não subtipado. Além dos óbitos, outros cinco casos estão em investigação. Ao todo, foram 89 casos da doença no estado.

Aplicações pelo Vale

Arroio do Meio – As vacinas contra gripe serão aplicadas no Posto de Saúde Central, entre 8h e 17h, sem fechar ao meio-dia.

Estrela – Os moradores do município integrantes dos grupos de risco podem recorrer ao Posto Central entre 8h e às 17h.

Encantado – O posto de Saúde do bairro Navegantes é a alternativa entre as 8h e 17h.

Cruzeiro do Sul – As plicações serão feitas no posto do centro, entre 8h e 17h.
Paverama – Além do Posto de Saúde do centro, até as 17h, os integrantes dos grupos de risco podem recorrer ao do bairro Fazenda São José, até o meio-dia.
Santa Clara do Sul – O atendimento ocorre das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Teutônia – O município manterá seis postos abertos entre 8h e 17h. As exceções são as unidades do Alles Gut, sem atendimento, e do Boa Vista, entre 8h30min e 11h.

Acompanhe
nossas
redes sociais