Cidade anuncia construção de incubatório

Mato Leitão

Cidade anuncia construção de incubatório

Investimento é da Dália Alimentos. Complexo incubará 265 mil pintos por semana

Cidade anuncia construção de incubatório
Vale do Taquari

O Executivo recebeu a confirmação do investimento na semana passada, durante reunião em Encantado. A estrutura, com capacidade de incubar 265 mil pintos por semana na primeira fase do projeto, será construída em Palanque Pequeno.

Segundo a prefeita Carmen Goerck, o município disputou o empreendimento com quatro cidades da região. “temos interesse de receber também uma granja de frango de corte para alojar 250 mil aves.”

Esse empreendimento também é pleiteado por 19 prefeitos do Vale do Taquari. O Projeto ASA, que significa América Sociedade Avícola, consiste na edificação de matrizeiros e granjas de frango de corte. Os primeiros municípios a manifestarem o interesse serão os que sediarão os projetos.

De acordo com o presidente-executivo Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, será uma parceria público-privada entre a Dália Alimentos e os municípios, cabendo aos Executivos doar a área de terras, realizar o serviço de terraplenagem e a infraestrutura da área onde os produtores edificarão as granjas matrizes e de frango de corte.

O próximo encontro, desta vez com os produtores associados à Dália e interessados em fazer parte do projeto, será no dia 14 de abril, com horário e local a definir. O Projeto ASA, em que toda a matéria-prima será produzida, comportará toda a parte de produção no campo desse novo empreendimento da cooperativa.

A outra parte do empreendimento consiste no Complexo Industrial que será edificado em Arroio do Meio, nas proximidades do Complexo Lácteo da cooperativa, em Palmas, na ERS-130. O investimento será de R$ 106 milhões e compreenderá uma fábrica de rações, com capacidade para 45 toneladas/hora; um frigorífico de aves, com capacidade para abate de 55 mil aves por turno de oito horas; e uma fábrica de farinha, com capacidade mensal de 700 toneladas de subprodutos.

Saiba mais

O processo de produção dos animais a campo será abrigado por uma associação denominada América Sociedade Avícola (ASA) em que um grupo de associados formarão uma organização coletiva que implantará as granjas de recria das matrizes, as granjas de produção dos ovos férteis e as granjas para criação do frango.

Na primeira fase, o Projeto ASA estará estruturado para produzir o volume de 55 mil frangos/dia, dobrando a produção para 110 mil aves/dia na segunda fase. Serão implantadas duas granjas de matrizes recria com quatro aviários cada; quatro granjas de produção de ovos férteis, com quatro aviários cada; e oito granjas para a produção do frango de corte, com dez aviários cada.

Acompanhe
nossas
redes sociais