Rodeio Crioulo mobiliza peões do RS

Progresso

Rodeio Crioulo mobiliza peões do RS

Evento promovido pelo CTG Sinuelo da Amizade começa hoje e vai até domingo

Vale do Taquari

Aos 58 anos um dos rodeios crioulos mais antigos do estado continua mobilizando peões e prendas de todo o estado. O evento organizado pelo CTG Sinuelo da Amizade ocorre entre hoje e domingo, 6, e os organizadores estimam reunir mais de 15 mil tradicionalistas.

Provas como o tiro de laço e a gineteada são o destaque. As disputas individuais ou coletivas são divididas nas categorias prenda, guri, piá, rapaz, senhor, veterano, vaqueano, patrão, capataz e pai e filho. De acordo com organizador do evento, Getúlio Scheeren, como a inscrição é feita pouco tempo antes das disputas, não é possível prever o número de competidores. “Mas todo ano centenas de peões participam”, comenta.

Também foram agendadas competições especiais, como as taças Empresa e Leodir Palaoro. Além de atividades que tiram um pouco o foco da disputa, como o concurso de vaca parada, reservado para as crianças.

A abertura oficial do evento, às 18h de amanhã, 5, é marcada por uma gineteada, reservada a convidados. A partir das 22h, ocorre fandango no galpão do parque de eventos, para marcar a integração entre as famílias de tradicionalistas.

Conforme Scheeren, é importante garantir a saúde dos animais. “Peões e equipe têm que obedecer uma série de regras, entre elas, a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA)”, ressalta.

Também é preciso obedecer as determinações do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que prevê o uso da pilcha e de indumentária básica durante as provas.

Tradição

Para Scheeren, a competição é apenas uma das maneiras de preservar os costumes dos gaúcho. A tradição expressa por atividades que vão do tiro de laço a bailes tradicionais ou do chimarrão à culinária típica garante a renovação do público.

A acolhida do grupo envolvido nas preparações, ressalta, é um fator preponderante para longevidade do rodeio. “Cada cidadão de Progresso é acolhedor por natureza. Nossas porteiras estarão sempre abertas”, indica.

Não há reservas no camping, mas Scheeren garante que há espaço para todas as equipes se instalarem de forma adequada. Luz e água, estacionamento e churrasqueiras serão disponibilizados gratuitamente. “Espaço, comida, chimarrão e uma sombra para descansar não vai falta pra ninguém”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais