Município estuda ampliar estacionamentos públicos

Lajeado

Município estuda ampliar estacionamentos públicos

Saurb prepara terreno em frente à Praça da Matriz

Município estuda ampliar estacionamentos públicos
Lajeado
oktober-2024

Depois da construção do estacionamento público na avenida Décio Martins Costas, terrenos nas ruas Júlio May e Júlio de Castilhos podem se transformar em áreas livres, aumentando o número de vagas de estacionamento no centro.

Nesta semana, a Secretaria de Agricultura e Urbanismo (Saurb) finalizou a limpeza de um terreno localizado em frente à Praça da Matriz, na rua Júlio de Castilhos, no local onde funcionava uma lancheria.

De acordo com o secretário de Governo Auri Heisser, a medida serve para diminuir a ocupação de vagas da zona azul por parte dos servidores municipais. O espaço público poderá ser ocupado por qualquer motorista.

Caso o terreno venha a se transformar em um estacionamento, a exemplo do que tem acontecido em outros lugares, a estimativa é de aumentar em mais 45 vagas. Ele afirma estar ciente do problema da falta de estacionamentos alternativos à faixa azul.

A inexistência de espaço para deixar o carro é um dos percalços mais criticados por motoristas que necessitam ir ao centro, principalmente para trabalhar.

Para a comerciante Jussara Hoffmann, isso força uma despesa no fim do mês e não traz segurança. Ela chegou a pagar R$ 175 por mês por um boxe para guardar o carro. Hoje gasta menos, embora tenha que caminhar mais até chegar ao veículo – o que à noite se torna inseguro. “Tiro o salto para pôr um tênis, pois temo que tenha de correr a qualquer momento.”

Ela reclama da rotatividade no estacionamento, pois os clientes que frequentam o salão de beleza muitas vezes precisam interromper uma etapa para trocar o carro de lugar, na faixa azul. “Pagam mico saindo na rua com os cabelos repletos de alumínio.”

Para o operador de empilhadeira, Jammer Ziemmer, vir ao centro quitar contas se tornou complicado. Segundo ele, é preciso deixar o carro mais distante e caminhar várias quadras. “Tenho medo de deixar o carro longe, mas não posso pagar tanto de estacionamento. Essas novas vagas serão bem-vindas.”

Ele ressalta ainda que é preciso mais consciência de alguns motoristas que estacionam mal o veículo. “Ocupam duas vagas. Deveriam ser cobrados por dois.” A antiga Praça Mário Lampert, na rua Júlio May, também será transformada em estacionamento. Cerca de 60 vagas ficarão disponíveis sem cobrança.

Acompanhe
nossas
redes sociais